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Perguntas frequentes

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    Como faço novo contrato com a EDP no mercado livre?

    Contratar os produtos e serviços da EDP no mercado livre é simples e não tem custos. Apenas precisa de ter consigo uma fatura de eletricidade ou de gás, consoante o serviço que quiser contratar, e escolher a forma como pretende aderir.

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    O que é a opção horária e qual a melhor para mim?

    A opção horária é a forma como a eletricidade é faturada. Determina se o preço é o mesmo a qualquer hora (opção simples) ou se há horários mais económicos que outros (bi-horária/tri-horária). A melhor opção para si depende do seu nível e horário de consumo

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    O que é a potência contratada e qual devo escolher?

    A potência contratada define o valor máximo de eletricidade que a sua instalação elétrica pode receber. Esta irá determinar o número de equipamentos elétricos que poderá ligar em simultâneo.

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    O que é o CPE e o CUI e como posso obtê-los?

    O Código de Ponto de Entrega (CPE) identifica a instalação de eletricidade e o Código Universal da Instalação (CUI) identifica a de gás natural. Pode encontrá-los nas faturas de gás e eletricidade da morada ou junto do Operador de Rede de Distribuição.

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    O que tenho de fazer para ter eletricidade em casa?

    Para fazer um contrato com a EDP é necessária uma ligação à rede. Se já tem ligação e contador instalado, pode pedir novo contrato através do site. Se não tem contador instalado deve fazer um pedido ao Operador de Rede de Distribuição, E-Redes.

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    O que tenho de fazer para ter gás em casa?

    Para ter gás em sua casa, é necessária uma ligação à rede de distribuição de gás natural. Só depois poderá fazer um novo contrato com a EDP no mercado livre.

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    Preciso de um certificado para contratar gás natural com a EDP em mercado livre?

    Precisa de um novo certificado sempre que o local não tiver fornecimento de gás natural ou se mudar de comercializador ou titular sem apresentar um certificado de inspeção válido e entregar uma declaração de conformidade da instalação de gás natural.

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    Quais são as condições do meu novo contrato?

    O seu contrato de eletricidade e/ou gás natural é composto por condições gerais (aplicáveis a todos os contratos) e particulares (que dependem do plano de energia e serviços contratados). Para conhecer em detalhe as condições aceda à página "Tarifários".

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    Quando é necessário realizar uma inspeção de gás e o que tenho de fazer?

    A inspeção de gás é obrigatória em vários casos: em novas ligações, após deteção de fuga, alterações à tubagem e em mudanças de comercializador ou de titular – nestes últimos dois casos, pode dispensar uma nova inspeção se apresentar um certificado válido

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    Que documentos preciso para contratar?

    Saiba quais os documentos necessários para fazer um contrato.

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    Quero fazer mais um contrato

    Pode celebrar vários contratos de energia e serviços com a EDP Comercial. Pode fazer um novo contrato através do site, da linha de atendimento ou numa loja ou agente EDP, e gerir os diversos contratos na sua área de cliente.

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    Quero enviar o meu contrato

    Pode enviar o seu contrato através do formulário de contacto no apoio ao cliente ou nas lojas EDP.

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    O que é um escalão de consumo de gás?

    As tarifas de gás natural no mercado livre dividem-se em quatro escalões de consumo, determinados pelo nível de consumo anual de cada cliente. Pode consultar o seu escalão de gás natural na fatura ou na sua área de cliente.

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    Como faço a assinatura digital do meu contrato?

    Para assinar o seu contrato, pode recorrer à assinatura digital. Saiba como.

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    O que preciso para fazer um contrato de eletricidade provisório para Obras?

    Para fazer um contrato de eletricidade provisório para Obras são necessários alguns documentos. Saiba aqui quais são.

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    O que é a opção horária e qual a melhor para mim?

    A opção horária é a forma como a eletricidade é faturada. Determina se o preço é o mesmo a qualquer hora (opção simples) ou se há horários mais económicos que outros (bi-horária/tri-horária). A melhor opção para si depende do seu nível e horário de consumo

    O que é a potência contratada e qual devo escolher?

    A potência contratada define o valor máximo de eletricidade que a sua instalação elétrica pode receber. Esta irá determinar o número de equipamentos elétricos que poderá ligar em simultâneo.

    O que é o CPE e o CUI e como posso obtê-los?

    O Código de Ponto de Entrega (CPE) identifica a instalação de eletricidade e o Código Universal da Instalação (CUI) identifica a de gás natural. Pode encontrá-los nas faturas de gás e eletricidade da morada ou junto do Operador de Rede de Distribuição.