- Contratos
- Leituras e contadores
- Faturas e pagamentos
- Serviços e vantagens
- Soluções sustentáveis
- Área de cliente EDP
- Canais presenciais
- Equipamentos
- Avarias e visitas técnicas
O que tenho de fazer para ter gás em casa?
A minha casa já tem um contador de gás
Para aderir a um plano que inclua fornecimento de gás será necesário ter consigo uma declaração de inspeção válida e uma declaração em que atesta que não foram feitas alterações estruturantes à instalação de gás natural - Declaração de conformidade da instalação. Saiba mais aqui.
A minha casa não tem contador de gás
Se a sua casa não tem contador de gás e pretende contratar os serviços da EDP no mercado livre, deve pedir uma instalação e ligação de gás natural ao Operador de Rede de Distribuição de Gás da sua área de residência.
Saiba aqui qual é o seu distribuidor de gás.
Qual é o custo de uma ligação à rede?
Receberá do seu operador de rede de distribuição um orçamento dos encargos para a construção da infraestrutura de ligação, com os seguintes elementos:
- Caudal máximo disponível (N m3/h)
- Extensão das tubagens e respetivos diâmetros
- Identificação do ponto de ligação à rede
- Outras características consideradas relevantes para a ligação
A ligação à rede de distribuição de gás implica encargos com a construção da infraestrutura de ligação (para uso exclusivo ou partilhado), encargos com os estudos e eventuais encargos com a alteração de ligações já existentes. Esses valores ser-lhe-ão apresentados no orçamento que receberá do seu operador de rede de distribuição de gás.
Preciso de ter eletricidade para instalar o gás?
Para testar a segurança da ligação do gás é sempre necessário ter a eletricidade e água ligada. Só assim será possível testar o funcionamento das caldeiras ou esquentadores. Saiba mais sobre a Certificação de Gás.
Caso não tenha contrato de eletricidade ativo em casa e pretenda ligar o gás natural, pode aderir de forma simples e rápida à oferta dual (eletricidade + gás natural) da EDP no mercado livre. Saiba mais aqui.
Posso ter apenas gás natural com a EDP Comercial? Como?
Sim, temos disponível uma oferta apenas com gás natural. Para aderir, ligue-nos para 213 53 53 53 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional).
Consulte e saiba mais aqui:
Mais pesquisadas
O que é a opção horária e qual a melhor para mim?
A opção horária é a forma como a eletricidade é faturada. Determina se o preço é o mesmo a qualquer hora (opção simples) ou se há horários mais económicos que outros (bi-horária/tri-horária). A melhor opção para si depende do seu nível e horário de consumo
O que é a potência contratada e qual devo escolher?
A potência contratada define o valor máximo de eletricidade que a sua instalação elétrica pode receber. Esta irá determinar o número de equipamentos elétricos que poderá ligar em simultâneo.
O que é o CPE e o CUI e como posso obtê-los?
O Código de Ponto de Entrega (CPE) identifica a instalação de eletricidade e o Código Universal da Instalação (CUI) identifica a de gás natural. Pode encontrá-los nas faturas de gás e eletricidade da morada ou junto do Operador de Rede de Distribuição.