O fornecimento de energia já está reposto.

Imagem com background verde
Para a sua casa Para a sua empresa

Perguntas frequentes

Pesquisar

    O que é um escalão de consumo?

    Todos os consumidores domésticos de gás natural estão ligados em baixa pressão e têm consumos anuais inferiores ou iguais a 10.000 m3. Caso contrário, são considerados clientes industriais. No mercado livre, a tarifa de gás natural de baixa pressão divide-se em quatro escalões, segundo o consumo anual do cliente, até àquele valor máximo.

    Quais os escalões existentes?

    Existem quatro escalões de consumo para clientes domésticos. Quanto maior for o consumo, maior é o escalão:

    • Escalão 1 – 0 a 220 m3/ano
    • Escalão 2 - 221 a 500 m3/ano
    • Escalão 3 – 501 a 1.000 m3/ano
    • Escalão 4 – 1.001 a 10.000 m3/ano

    Escalões diferentes correspondem a tarifas diferentes?

    Sim. O preço varia de acordo com o escalão de consumo de cada cliente, que é determinado pelo respetivo consumo anual de energia. O preço final contratado à EDP Comercial é composto por duas componentes:

    Componente fixa (€/dia): preço fixo diário, em função do escalão de consumo de gás natural;
    Componente variável (€/kWh): preço variável, em função da energia consumida.

     

    Nestas componentes estão incluídos custos relativos a:


    Energia e estrutura comercial: valor definido pela EDP Comercial para assegurar o pagamento dos custos com a aquisição de gás natural nos mercados grossistas, dos custos de estrutura comercial (faturação e gestão do cliente) e da margem comercial;
    Tarifas de acesso às redes: valor definido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que reflete os custos das redes de transporte, de distribuição e de gestão global do sistema, e é aplicado a todos os clientes do mercado livre e do mercado regulado.

    Como sei qual o meu escalão de consumo?

    O escalão de consumo de cada cliente doméstico é ajustado anualmente e de forma automática pelo seu operador de rede de distribuição, com base no consumo verificado no ano anterior. Iremos informá-lo caso ocorra uma alteração de escalão.

    Para consultar o seu atual escalão de consumo, aceda à sua área de cliente e:

    • Selecione o contrato pretendido
    • Aceda a Alterações ao contrato
    • Na secção Gás, em Ponto de Entrega, encontra o seu escalão de consumo de gás

    Saiba o que fazer caso tenha ficado sem gás natural aqui.

    Mais pesquisadas

    O que é a opção horária e qual a melhor para mim?

    O que é a potência contratada e qual devo escolher?

    O que é o CPE e o CUI e como posso obtê-los?