
- Contratos
- Leituras e contadores
- Faturas e pagamentos
- Serviços e vantagens
- Soluções sustentáveis
- Área de cliente EDP
- Canais presenciais
- Equipamentos
- Avarias e visitas técnicas
- Apagão de 28 de abril - reposição do fornecimento de energia
O que é um escalão de consumo de gás?
O que é um escalão de consumo?
Todos os consumidores domésticos de gás natural estão ligados em baixa pressão e têm consumos anuais inferiores ou iguais a 10.000 m3. Caso contrário, são considerados clientes industriais. No mercado livre, a tarifa de gás natural de baixa pressão divide-se em quatro escalões, segundo o consumo anual do cliente, até àquele valor máximo.
Quais os escalões existentes?
Existem quatro escalões de consumo para clientes domésticos. Quanto maior for o consumo, maior é o escalão:
- Escalão 1 – 0 a 220 m3/ano
- Escalão 2 - 221 a 500 m3/ano
- Escalão 3 – 501 a 1.000 m3/ano
- Escalão 4 – 1.001 a 10.000 m3/ano
Escalões diferentes correspondem a tarifas diferentes?
Sim. O preço varia de acordo com o escalão de consumo de cada cliente, que é determinado pelo respetivo consumo anual de energia. O preço final contratado à EDP Comercial é composto por duas componentes:
• Componente fixa (€/dia): preço fixo diário, em função do escalão de consumo de gás natural;
• Componente variável (€/kWh): preço variável, em função da energia consumida.
Nestas componentes estão incluídos custos relativos a:
• Energia e estrutura comercial: valor definido pela EDP Comercial para assegurar o pagamento dos custos com a aquisição de gás natural nos mercados grossistas, dos custos de estrutura comercial (faturação e gestão do cliente) e da margem comercial;
• Tarifas de acesso às redes: valor definido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que reflete os custos das redes de transporte, de distribuição e de gestão global do sistema, e é aplicado a todos os clientes do mercado livre e do mercado regulado.
Como sei qual o meu escalão de consumo?
O escalão de consumo de cada cliente doméstico é ajustado anualmente e de forma automática pelo seu operador de rede de distribuição, com base no consumo verificado no ano anterior. Iremos informá-lo caso ocorra uma alteração de escalão.
Para consultar o seu atual escalão de consumo, aceda à sua área de cliente e:
- Selecione o contrato pretendido
- Aceda a Alterações ao contrato
- Na secção Gás, em Ponto de Entrega, encontra o seu escalão de consumo de gás
Saiba o que fazer caso tenha ficado sem gás natural aqui.
Mais pesquisadas
O que é a opção horária e qual a melhor para mim?
O que é a potência contratada e qual devo escolher?
O que é o CPE e o CUI e como posso obtê-los?