Conheça aqui as medidas de segurança contra tentativas de fraude

Imagem com background verde
Para a sua casa Para a sua empresa

Perguntas frequentes

Pesquisar

    O que é um escalão de consumo?

    Todos os consumidores domésticos de gás natural estão ligados em baixa pressão e têm consumos anuais inferiores ou iguais a 10.000 m3. Caso contrário, são considerados clientes industriais. No mercado livre, a tarifa de gás natural de baixa pressão divide-se em quatro escalões, segundo o consumo anual do cliente, até àquele valor máximo.

    Quais os escalões existentes?

    Existem quatro escalões de consumo para clientes domésticos. Quanto maior for o consumo, maior é o escalão:

    • Escalão 1 – 0 a 220 m3/ano
    • Escalão 2 - 221 a 500 m3/ano
    • Escalão 3 – 501 a 1.000 m3/ano
    • Escalão 4 – 1.001 a 10.000 m3/ano

    Escalões diferentes correspondem a tarifas diferentes?

    Sim. O valor da tarifa depende do escalão de consumo de cada cliente, que é determinado pelo respetivo consumo anual de energia. No mercado livre, a tarifa de venda de gás natural a clientes finais é obtida através da soma de duas parcelas:

    Tarifa de Acesso às Redes

    Esta componente é definida pela Entidade Reguladora dos Serviços de Energia (ERSE) e é paga por todos os consumidores de gás natural. É a soma das tarifas de Uso Global do Sistema, Uso da Rede de Transporte (saída) e Uso da Rede de Distribuição.

    Tarifa de Energia e Comercialização

    Esta é a componente não regulada do preço do gás natural no mercado livre. Inclui o custo de aprovisionamento de gás (Uso do Terminal, Uso do Armazenamento Subterrâneo e Uso da Rede de Transporte – saída) e o custo de comercialização.

    Como sei qual o meu escalão de consumo?

    O escalão de consumo de cada cliente doméstico é ajustado anualmente e de forma automática pelo seu operador de rede de distribuição, com base no consumo verificado no ano anterior. Iremos informá-lo caso ocorra uma alteração de escalão.

    Para consultar o seu atual escalão de consumo, aceda à sua área de cliente e:

    • Selecione o contrato pretendido
    • Aceda a Alterações ao contrato
    • Na secção Gás, em Ponto de Entrega, encontra o seu escalão de consumo de gás

    Saiba o que fazer caso tenha ficado sem gás natural aqui.

    Mais pesquisadas

    O que é a opção horária e qual a melhor para mim?

    A opção horária é a forma como a eletricidade é faturada. Determina se o preço é o mesmo a qualquer hora (opção simples) ou se há horários mais económicos que outros (bi-horária/tri-horária). A melhor opção para si depende do seu nível e horário de consumo

    O que é a potência contratada e qual devo escolher?

    A potência contratada define o valor máximo de eletricidade que a sua instalação elétrica pode receber. Esta irá determinar o número de equipamentos elétricos que poderá ligar em simultâneo.

    O que é o CPE e o CUI e como posso obtê-los?

    O Código de Ponto de Entrega (CPE) identifica a instalação de eletricidade e o Código Universal da Instalação (CUI) identifica a de gás natural. Pode encontrá-los nas faturas de gás e eletricidade da morada ou junto do Operador de Rede de Distribuição.