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Perguntas frequentes

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    Porque acontece a visita técnica de eletricidade?

    A visita técnica acontece sempre que esteja em causa a ligação do cliente à rede elétrica. Pode ser motivada por:

    • Início de contrato com a EDP Comercial
    • Falha de energia no seu local de consumo
    • Leitura do contador
    • Assistência técnica ao seu contador
    • Alterações de natureza técnica ao seu contrato, nomeadamente alteração do número de fases, da potência contratada ou opção horária (dependendo do tipo de contador)

    Fiz um novo contrato de eletricidade. Tenho de agendar a visita técnica?

    Ao celebrar um contrato de fornecimento de eletricidade com a EDP no mercado livre, será agendada a visita técnica para a ligação à rede elétrica no novo local. Será contactado para fazer o agendamento e escolher data e intervalo horário em que a visita se irá realizar.

    Qual a duração da visita para ligação à rede?

    A duração das visitas técnicas irá depender da ação a ser efetuada. As visitas para leitura de contador demoram, tipicamente, alguns minutos enquanto questões que exijam assistência técnica poderão ser mais demoradas. As visitas agendadas têm um intervalo de marcação de duas horas e meia, em quatro intervalos:

    • Das 8h às 10h30
    • Das 10h30 às 13h
    • Das 13h às 15h30
    • Das 15h30 às 18h

    Como funciona a visita para assistência técnica?

    Após a comunicação da necessidade de assistência técnica (por exemplo, devido a uma avaria do contador) a visita ocorrerá no prazo de 4 horas (3 horas no caso de clientes prioritários). Se a comunicação ocorrer entre as 24h e as 8h, esse período inicia-se a partir das 8h.

    Quem é cliente prioritário?

    São clientes prioritários os clientes com necessidades especiais, nomeadamente aqueles que têm:

    • Cegueira total ou hipovisão
    • Surdez total ou hipoacusia
    • Limitações no domínio da comunicação oral
    • Sobrevivência ou mobilidade dependentes de equipamentos assegurados pela rede elétrica
    • Clientes que coabitem com pessoas nas condições anteriores

    Se a falha de energia for da minha responsabilidade, quais são os prazos para a visita de restabelecimento de energia?

    O corte de energia é da responsabilidade do cliente sempre que tem na origem uma falha no pagamento ou impossibilidade de recolha de leitura por parte do distribuidor de energia elétrica. Neste caso, e após regularizar a situação, o restabelecimento da energia deve ocorrer dentro dos seguintes prazos:

    • Clientes Baixa Tensão Normal (BTN): até 12 horas depois
    • Restantes clientes: até 8 horas depois

    Mediante o pagamento de um valor adicional definido no Regulamento das Relações Comerciais, o prazo aplicado é de 4 horas para qualquer cliente. Estes prazos estão condicionados aos horários de funcionamento da distribuidora (clientes Baixa Tensão Normal: dias úteis das 8h às 24h; restantes clientes: todos os dias das 8h às 24h).

    Mais pesquisadas

    Fiquei sem eletricidade. O que devo fazer?

    Primeiro, tente identificar a origem da falha. Verifique se existe luz na rua, se os vizinhos têm luz, se tem os pagamentos em dia ou se algum equipamento fez "disparar" o disjuntor/quadro. Caso não encontre o problema, ligue para o 800 506 506.

    Fiquei sem gás natural. O que devo fazer?

    Primeiro, tente identificar a origem da falha. Verifique se tem gás em algum dos equipamentos (se tiver, o problema pode ser do aparelho) ou se fechou as torneiras de segurança por engano. Caso não encontre o problema, contacte o seu distribuidor de gás.

    O meu equipamento avariou. O que devo fazer?

    Se for cliente Pack EDP ou Funciona pode pedir uma assistência técnica de acordo com o plafond anual do serviço que tenha contratualizado. Caso tenha adquirido uma solução de equipamentos EDP saiba como proceder em caso de avaria.