Conheça aqui as medidas de segurança contra tentativas de fraude

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Perguntas frequentes

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    O que devo fazer quando fico sem eletricidade?

    Antes do contacto telefónico, deverá verificar se:

    • existe luz na rua
    • os seus vizinhos também não têm eletricidade
    • tem os pagamentos em dia
    • existe algum equipamento que está a fazer “disparar” o disjuntor/quadro da sua instalação.

    Para reportar uma falha de eletricidade deve ligar para a linha de avarias elétricas através do 800 506 506 (chamada grátis 24 horas por dia).

    Como posso descobrir se o motivo da falha de energia elétrica está na minha casa?

    Para saber qual a causa da falha do seu fornecimento de energia deve seguir os passos em baixo: 

    Para descobrir se é uma avaria no circuito elétrico ou potência contratada desajustada:

    • desligue todos os aparelhos ligados ao circuito correspondente ao disjuntor que dispara
    • depois de o voltar a ligar conjuntamente com o disjuntor global, se estes voltarem a disparar, poderá estar associado a uma avaria do circuito elétrico ou a potência contratada desajustada para o seu consumo
    • verifique primeiro se a sua potência contratada está adequada ao consumo que tem através do nosso simulador de potência. Caso não esteja, altere a potência contratada: saiba como aqui.
    • caso a potência contratada esteja ajustada, deixe o disjuntor que disparou desligado e pode ligar de novo o disjuntor global. Neste caso, deverá solicitar a reparação do circuito elétrico. Se for cliente Funciona acione o serviço.

    Para descobrir se é uma avaria num equipamento:

    • Ligue os equipamentos que desligou um de cada vez. Se a ligação de algum dos equipamentos faz disparar o disjuntor encontrou a causa de avaria ou sobrecarga elétrica.
    • Volte a desligar todos os equipamentos e de seguida ligue os disjuntores.
    • Ligue o equipamento que originou a avaria.
    • Se o disjuntor voltou a disparar é porque tem o aparelho avariado, se não disparou é porque está perante uma sobrecarga elétrica.

    Se não conseguir identificar a causa da falha de energia ou se não a conseguir resolver por si, contacte a linha de avarias elétricas através do 800 506 506 (chamada grátis 24h).

    Tenha uma fatura próxima de si. O assistente pedirá o seu Código de Ponto de Entrega (CPE) e o nome do titular do contrato. Também pode ser importante referir a hora em que verificou ou teve a perceção da falha de energia.

    O que é o código de ponto de entrega (cpe) e onde o posso encontrar?

    É um código que identifica a sua instalação elétrica e que pode encontrar na primeira página da sua fatura, na secção "Os meus dados".

    Se ainda não tem uma fatura, pode consultar o seu CPE sem custos e a qualquer hora na sua Área de cliente EDP. Para isso:

    • Selecione o contrato para o qual quer consultar o CPE
    • Clique em “Consulte e altere o local”
    • Na secção Casa, poderá consultar os dados do contrato de eletricidade, incluindo o CPE.

    Como alternativa, pode ligar para a linha de avarias elétricas através do 800 506 506 (chamada grátis 24 horas por dia).

    • Cortes programados
      A manutenção e a melhoria das redes de eletricidade podem levar a interrupções programadas. Conheça as interrupções agendadas para a sua região aqui.
    • Casos de força maior
      Tais como incêndios que danificam a rede elétrica.
    • Condições atmosféricas adversas
      Fenómenos da natureza como trovoadas, inundações, quedas de árvores.
    • Interrupções por razões de segurança e interesse público
      Obras e construções podem levar a interrupções de energia por razões de segurança.
    • Outras ocorrências
      O furto de cobre, o vandalismo e pequenos animais podem também ser responsáveis por falhas de energia.

    Mais pesquisadas

    Fiquei sem eletricidade. O que devo fazer?

    Primeiro, tente identificar a origem da falha. Verifique se existe luz na rua, se os vizinhos têm luz, se tem os pagamentos em dia ou se algum equipamento fez "disparar" o disjuntor/quadro. Caso não encontre o problema, ligue para o 800 506 506.

    Fiquei sem gás natural. O que devo fazer?

    Primeiro, tente identificar a origem da falha. Verifique se tem gás em algum dos equipamentos (se tiver, o problema pode ser do aparelho) ou se fechou as torneiras de segurança por engano. Caso não encontre o problema, contacte o seu distribuidor de gás.

    O meu equipamento avariou. O que devo fazer?

    Se for cliente Pack EDP ou Funciona pode pedir uma assistência técnica de acordo com o plafond anual do serviço que tenha contratualizado. Caso tenha adquirido uma solução de equipamentos EDP saiba como proceder em caso de avaria.