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Fiquei sem eletricidade. O que devo fazer?
O que devo fazer quando fico sem eletricidade?
Antes do contacto telefónico, deverá verificar se:
- existe luz na rua
- os seus vizinhos também não têm eletricidade
- tem os pagamentos em dia
- existe algum equipamento que está a fazer “disparar” o disjuntor/quadro da sua instalação.
Para reportar uma falha de eletricidade deve ligar para a linha de avarias elétricas através do 800 506 506 (chamada grátis 24 horas por dia).
Como posso descobrir se o motivo da falha de energia elétrica está na minha casa?
Para saber qual a causa da falha do seu fornecimento de energia deve seguir os passos em baixo:
Para descobrir se é uma avaria no circuito elétrico ou potência contratada desajustada:
- desligue todos os aparelhos ligados ao circuito correspondente ao disjuntor que dispara
- depois de o voltar a ligar conjuntamente com o disjuntor global, se estes voltarem a disparar, poderá estar associado a uma avaria do circuito elétrico ou a potência contratada desajustada para o seu consumo
- verifique primeiro se a sua potência contratada está adequada ao consumo que tem através do nosso simulador de potência. Caso não esteja, altere a potência contratada: saiba como aqui.
- caso a potência contratada esteja ajustada, deixe o disjuntor que disparou desligado e pode ligar de novo o disjuntor global. Neste caso, deverá solicitar a reparação do circuito elétrico. Se for cliente Funciona acione o serviço.
Para descobrir se é uma avaria num equipamento:
- Ligue os equipamentos que desligou um de cada vez. Se a ligação de algum dos equipamentos faz disparar o disjuntor encontrou a causa de avaria ou sobrecarga elétrica.
- Volte a desligar todos os equipamentos e de seguida ligue os disjuntores.
- Ligue o equipamento que originou a avaria.
- Se o disjuntor voltou a disparar é porque tem o aparelho avariado, se não disparou é porque está perante uma sobrecarga elétrica.
Se não conseguir identificar a causa da falha de energia ou se não a conseguir resolver por si, contacte a linha de avarias elétricas através do 800 506 506 (chamada grátis 24h).
Tenha uma fatura próxima de si. O assistente pedirá o seu Código de Ponto de Entrega (CPE) e o nome do titular do contrato. Também pode ser importante referir a hora em que verificou ou teve a perceção da falha de energia.
O que é o código de ponto de entrega (cpe) e onde o posso encontrar?
É um código que identifica a sua instalação elétrica e que pode encontrar na primeira página da sua fatura, na secção "Os meus dados".
Se ainda não tem uma fatura, pode consultar o seu CPE sem custos e a qualquer hora na sua Área de cliente EDP. Para isso:
- Selecione o contrato para o qual quer consultar o CPE
- Clique em “Consulte e altere o local”
- Na secção Casa, poderá consultar os dados do contrato de eletricidade, incluindo o CPE.
Como alternativa, pode ligar para a linha de avarias elétricas através do 800 506 506 (chamada grátis 24 horas por dia).
- Cortes programados
A manutenção e a melhoria das redes de eletricidade podem levar a interrupções programadas. Conheça as interrupções agendadas para a sua região aqui. - Casos de força maior
Tais como incêndios que danificam a rede elétrica. - Condições atmosféricas adversas
Fenómenos da natureza como trovoadas, inundações, quedas de árvores. - Interrupções por razões de segurança e interesse público
Obras e construções podem levar a interrupções de energia por razões de segurança. - Outras ocorrências
O furto de cobre, o vandalismo e pequenos animais podem também ser responsáveis por falhas de energia.
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Fiquei sem eletricidade. O que devo fazer?
Primeiro, tente identificar a origem da falha. Verifique se existe luz na rua, se os vizinhos têm luz, se tem os pagamentos em dia ou se algum equipamento fez "disparar" o disjuntor/quadro. Caso não encontre o problema, ligue para o 800 506 506.
Fiquei sem gás natural. O que devo fazer?
Primeiro, tente identificar a origem da falha. Verifique se tem gás em algum dos equipamentos (se tiver, o problema pode ser do aparelho) ou se fechou as torneiras de segurança por engano. Caso não encontre o problema, contacte o seu distribuidor de gás.
O meu equipamento avariou. O que devo fazer?
Se for cliente Pack EDP ou Funciona pode pedir uma assistência técnica de acordo com o plafond anual do serviço que tenha contratualizado. Caso tenha adquirido uma solução de equipamentos EDP saiba como proceder em caso de avaria.