Perguntas frequentes
Ainda com dificuldades de localizar? Veja onde encontrar sua potência na fatura em como ler a sua fatura.
- Energia Solar
- Descobrir o mercado livre
- Conhecer tarifários
- Conhecer serviços
- Fazer novo contrato
- Alterar o meu contrato
- Enviar leituras
- Sobre faturas e pagamentos
- Fiquei sem eletricidade ou gás natural
- Sobre a sua Área de Cliente EDP
- Canais presenciais
Qual a melhor data para enviar leituras?
Onde posso consultar o período indicado para enviar a leitura?
O período indicado para enviar a leitura é indicado na secção "O que marca o meu contador" da sua fatura.
Se tiver instalada a app EDP no seu smartphone ou tablet, receberá um alerta na data ideal para enviar a sua leitura.
Caso pretenda consultar o período ideal para enviar a sua leitura de energia, aceda à sua área de cliente e:
- Selecione o contrato para o qual deseja consultar a data para enviar leitura
- Aceda a Leituras, onde terá a indicação do período ideal para envio de leituras
Tenho de enviar a leitura do meu contador na data indicada na fatura?
Não é obrigatório enviar a leitura na data indicada. Para melhoria do serviço deixou de haver restrições quanto às datas para envio de leituras, mas só se as leituras forem enviadas no período indicado podemos garantir que serão incluídas na próxima fatura e que não serão faturados períodos de consumo por estimativa. Se o envio ocorrer fora desse período as leituras poderão não ser inseridas a tempo, consoante o ciclo de faturação de cada cliente.
Exemplo:
Se a data ideal para enviar leituras indicada na fatura for 10 a 12 de abril e der uma leitura no dia 13 de abril, a fatura emitida uns dias depois (por hipótese, a 15 de abril) poderá não ter incluída essa leitura e apresentar consumo por estimativa. Neste caso, a leitura enviada a 13 de abril só será considerada na fatura de maio.
Pelo contrário, se enviar a leitura dentro do período indicado (neste caso, entre dia 10 e 12 de abril), podemos garantir que a fatura desse mês será emitida com base na leitura enviada.
Vamos supor que o período de faturação é de dia 13 de março a dia 12 de abril. Ao enviar a leitura no dia 13 de abril, essa leitura só será considerada na fatura que engloba o período seguinte: 13 abril a 12 de maio. Assim sendo, na fatura seguinte será corrigido o consumo estimado para o período anterior à leitura de 13 de abril. O restante período (14 abril a 12 de maio) será faturado por estimativa, por não termos indicação do seu consumo real.
Exemplo:
Fatura de Abril
Fatura de Maio
Para que o valor faturado seja sempre referente ao seu consumo real, envie as suas leituras no período indicado em cada fatura. Saiba como pode enviar a leitura.
Mais pesquisadas
Como posso enviar leituras?
Pode enviar o valor referente ao seu consumo de eletricidade ou gás através da área de cliente, do formulário de contactos, da linha gratuita 800 10 53 53 ou numa loja ou agente. Para evitar estimativas, envie a leitura na data ideal indicada na fatura.
Qual a melhor data para enviar leituras?
A data ideal para enviar leituras vem indicada na sua fatura. Para evitar estimativas, deve enviar a leitura nessa data. Caso o faça numa data posterior, poderá não ser considerada na fatura imediatamente a seguir ou parte do consumo será estimado.
Porque devo enviar leituras?
Deve enviar regularmente as leituras do seu contador de eletricidade e/ou de gás natural para garantir que o valor das suas faturas corresponde à energia que efetivamente consome.