Fundo azul
Para a sua casa Para a sua empresa

Perguntas frequentes

fatura negocios
Potência menor que 41,4 kVA
fatura empresas
Potência maior que 41,4 kVA

Ainda com dificuldades de localizar? Veja onde encontrar sua potência na fatura em como ler a sua fatura.

Pesquisar

    A leitura não é responsabilidade do meu fornecedor?

    O operador da rede de distribuição tem a obrigação de assegurar a leitura do contador de 3 em 3 meses, no caso da eletricidade, e de 2 em 2 meses no caso do gás natural. No entanto, quando o distribuidor não consegue aceder ao seu contador, não consegue comunicar a leitura ao comercializador de energia. Não tendo uma leitura real do contador na data de emissão de fatura, o comercializador terá de recorrer a uma estimativa do consumo para poder faturar.

    Esqueço-me sempre de facultar as leituras aquando da visita do técnico. Há algum problema?

    Se o técnico não tiver acesso às leituras do seu contador pelo menos uma vez por ano, o seu fornecimento de eletricidade e/ou de gás natural poderá ser interrompido. O operador de rede de distribuição irá avisá-lo desta necessidade antecipadamente. Procure estar atento e facilitar o acesso dos técnicos ao seu contador.

    Em alternativa, poderá solicitar uma visita extraordinária para recolha de leitura através do 218 100 100, linha de atendimento técnico do Operador de Rede de Distribuição E-REDES (dias úteis das 8h às 22h | chamada para a rede fixa nacional). Esta leitura tem um custo associado de €6,37 (acresce IVA). Os horários disponíveis para marcação dependem da localidade. Contudo, as visitas ocorrem sempre entre as 8h e as 18h, em intervalos de marcação de 2 horas e meia.

    Saiba aqui como pode enviar leituras.

    Mais pesquisadas

    Como posso enviar leituras?

    Pode enviar o valor referente ao seu consumo de eletricidade ou gás através da área de cliente, do formulário de contactos, da linha gratuita 800 10 53 53 ou numa loja ou agente. Para evitar estimativas, envie a leitura na data ideal indicada na fatura.

    Qual a melhor data para enviar leituras?

    A data ideal para enviar leituras vem indicada na sua fatura. Para evitar estimativas, deve enviar a leitura nessa data. Caso o faça numa data posterior, poderá não ser considerada na fatura imediatamente a seguir ou parte do consumo será estimado.

    Porque devo enviar leituras?

    Deve enviar regularmente as leituras do seu contador de eletricidade e/ou de gás natural para garantir que o valor das suas faturas corresponde à energia que efetivamente consome.