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Perguntas frequentes

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    Que tipos de veículos elétricos existem?

    Existem 3 tipos de veículos elétricos:

     

    Veículo 100% elétrico

    • É um veículo que tem como meio exclusivo de propulsão um ou mais motores elétricos alimentados por baterias, as quais são carregadas através de uma ligação à rede elétrica.
    • Não produzem emissões de CO2 enquanto se conduz, sendo a alternativa mais limpa. Em termos de consumo, e porque o abastecimento a eletricidade é tendencialmente mais barato do que a gasolina ou gasóleo convencionais, garantem também uma maior poupança.
    • Os veículos 100% elétricos podem também ser designados como BEV – battery electric vehicle.

     

    Veículo elétrico com extensor de autonomia

    • É idêntico ao Veículo 100% Elétrico, mas incorpora um motor extra com outro combustível (ex: gasolina ou GPL) que serve de gerador para carregar as baterias do veículo em andamento e travagens. Estes veículos usam apenas o motor elétrico como meio de propulsão para se deslocarem. As baterias podem ser carregadas através de uma ligação à rede elétrica.

     

    Veículo híbridos plug-in

    • É um veículo que, além de usar a motorização elétrica para se deslocar, usa igualmente um segundo motor alimentado por combustível, que pode funcionar de forma complementar ou independente. Não obstante, as baterias podem ser carregadas através de uma ligação à rede elétrica.
    • Os híbridos plug in podem também ser designados como PHEV – plug in hybrid electric vehicle.

     

    Que benefícios existem para a aquisição de um carro elétrico?

    Incentivos na aquisição de um carro elétrico:

    • Veículo 100% elétrico
      • Incentivos financeiros (Fundo Ambiental)
      • Isenção do Imposto Sobre Veículos (ISV)
      • Isenção de Imposto Único de Circulação (IUC)
      • Estacionamento público gratuito em alguns Municípios

     

    • Veículos híbridos plug-in
      • Redução do Imposto Sobre Veículos (ISV)

     

    Incentivos exclusivos para empresas:

    • Veículo 100% elétrico
      • Isenção de Tributação Autónoma (TA)
      • IVA dedutível
      • Depreciação sobre veículo para efeitos fiscais
      • Dedução em sede de IRC da totalidade do IVA da eletricidade usada para o carregamento do veículo.

     

    • Veículo híbrido plug-in
      • Redução da Taxa de Tributação Autónoma (TA)
      • IVA dedutível
      • Depreciação sobre veículo para efeitos fiscais
      • Dedução em sede de IRC da totalidade do IVA da eletricidade usada para o carregamento do veículo.

     

    Pode consultar mais informação sobre este tema no website da Mobi.e.

    Quanto posso poupar se conduzir um carro elétrico?

    Existem vários fatores a ter em conta no cálculo da poupança de utilização de um veículo elétrico.

     

    Em termos de investimento inicial, um automóvel convencional a combustão geralmente ainda é uma opção mais económica. Contudo, existem vários fatores e benefícios que devem ser considerados na análise de compra de um carro elétrico, que podem compensar face ao investimento inicial:

     

    • Tendência da diminuição do preço das baterias refletido no custo de aquisição que é cada vez mais atrativo;
    • Incentivos financeiros (Fundo Ambiental);
    • Benefícios fiscais para empresas (IVA, IRC, Tributação autónoma);
    • Isenção de imposto único de circulação;
    • Estacionamento público gratuito em alguns Municípios;
    • Tendência de valorização do veículo elétrico no mercado de usados (valor residual);
    • Custos de reparação e manutenção significativamente mais baixos, já que o veículo não precisa de manutenção frequente pela redução de componentes de desgaste rápido (associadas ao motor e caixa de velocidades);
    • Custos de energia inferiores ao combustível - um elétrico pode consumir desde €2,53 (à noite) por 100 quilómetros com o Plano Mobilidade Elétrica Verde, enquanto as opções a diesel e a gasolina podem consumir, respetivamente, €9,45 e €12,04 pelos mesmos 100 quilómetros (à data de junho de 2023).

     

    A autonomia da bateria dos veículos elétricos garante as minhas deslocações?

    Esta é uma das questões que mais preocupa quem está indeciso entre um veículo convencional a gasolina/diesel e um Veículo Elétrico (VE). No entanto, os modelos 100% elétricos mais recentes já apresentam níveis de autonomia atrativos, existindo no mercado veículos com mais de 300 quilómetros de autonomia, contando com uma condução que permita tirar o máximo partido do sistema de regeneração nas travagens. A utilização de funcionalidades como o ar condicionado, por exemplo, reduz a autonomia prevista.

     

    No caso dos híbridos plug-in, a autonomia é bastante mais reduzida, porque as baterias são mais pequenas. Os modelos plug-in podem rondar os 50 quilómetros de autonomia, em modo exclusivamente elétrico. A vantagem é que também demoram menos tempo a carregar.

    Quanto tempo demora a carregar um veículo elétrico?

    O tempo de carregamento depende de alguns fatores, em especial da potência disponível do carregador e potência máxima suportada pelo carregador interno do carro. Considerando um consumo médio de 17kWh/100km para um veículo elétrico, pode verificar as seguintes diferenças de velocidade de carregamento para carregar o equivalente a 100 quilómetros de autonomia:

    • Tomada convencional com utilização de um EVSE (até 2,3 kW) – entre 5h45m e 8h30m;
    • Tomada reforçada com utilização de um EVSE / Carregador monofásico AC (até 3,7 kW) – 4h30m;
    • Carregador monofásico AC (até 7,4 kW) – 2h15m;
    • Carregador trifásico AC (até 22 kW) – entre 45m e 1h30m;
    • Posto de carregamento Rápido DC (até 50 kW) – 20 minutos;
    • Posto de carregamento Ultrarrápido DC (até 150 kW) – 7 minutos;

     

    Seja no carregamento em AC (corrente alternada) ou DC (corrente contínua), a potência de carregamento a disponibilizar pelo carregador estará limitada à potência máxima aceite pelo carregador interno (OBC = on-board charger) do veículo.

     

    Por exemplo, se a potência máxima suportada por um veículo em DC for de 100 kW, significa que mesmo que ligue a um Posto de Carregamento Ultrarrápido com 150 kW, o veículo só irá carregar no máximo até 100 kW. Noutro cenário, se a potência máxima suportada por um veículo em AC for de 11kW, significa que mesmo que ligue a um Carregador Monofásico com 7,4kW, o veículo só irá carregar no máximo a 7,4kW.

     

    Quais são os fatores que influenciam o tempo e velocidade de carregamento?

    Existem vários fatores que influenciam o tempo e velocidade de carregamento do seu carro:

     

    • Capacidade da bateria e nível de carga

    A potência que os Veículos Elétricos (VE) realmente obtêm durante o carregamento muda dependendo de quão cheia está a bateria. Num estado de bateria baixo, uma bateria será carregada na potência máxima que o posto possua (desde que esta seja suportada pelo seu veículo) e, à medida que a bateria vai “enchendo”, a potência de carregamento vai diminuindo, chegando mesmo a valores muito baixos quanto mais é aproximado 100% de bateria.

    Em termos de comparação, é equivalente a encher um copo de água sem poder verter uma única gota por fora – no início podemos deitar um grande caudal de água, mas no fim teremos de assumir um método de gota a gota para que a água não transborde.

     

    • Temperatura da bateria

    Temperaturas extremas da bateria (seja muito fria ou demasiado quente) influenciam o tempo de carregamento. Por exemplo, se a bateria estiver fria carregará mais lentamente e o seu carregamento completo demorará mais tempo. A temperatura da bateria considerada ótima para os carregamentos é entre 20ºC e 30ºC.

     

     

    • Potência do carregador de bordo do Veículo Elétrico (VE)

    Esta componente define a potência máxima que o seu veículo consegue transformar para alimentar a bateria.

    Por exemplo, se a potência máxima suportada por um Veículo Elétrico (VE) for de 100 kW, significa que mesmo que ligue a um Posto de Carregamento Ultrarrápido com 150 kW, o veículo só irá carregar no máximo até 100 kW.

     

    • Potência do Posto de Carregamento

    A potência máxima que está disponível para o seu veículo receber.

    Por exemplo, se a potência máxima suportada por um Veículo Elétrico (VE) for de 100 kW, significa que mesmo que ligue a um Posto de Carregamento Rápido (PCR) com 50 kW, o veículo só irá carregar no máximo até 50 kW.

     

    Quando é que é indicado/ideal utilizar cada um dos tipos de Postos de Carregamento?

    • Postos de Carregamento Normal (PCN)
      • Circulações diárias (Casa-Trabalho);
      • Deslocações a áreas comerciais (Lazer).
    • Postos de Carregamento Rápido (PCR) / Postos de Carregamento Ultrarrápido (PCUR)
      • Viagens longas de autoestrada;
      • Emergências.

     

     

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