- Contratos
- Leituras e contadores
- Faturas e pagamentos
- Serviços e vantagens
- Soluções sustentáveis
- Área de cliente EDP
- Canais presenciais
- Equipamentos
- Avarias e visitas técnicas
Mobilidade Elétrica: dúvidas e conceitos
Acabou de comprar um carro elétrico ou está a pensar comprar e tem dúvidas?
A EDP e a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE) uniram-se em mais uma iniciativa para promover a adesão à mobilidade elétrica em Portugal.
Pode consultar um manual de boas práticas que pretende responder às principais dúvidas dos condutores quando decidem aderir a esta forma de mobilidade sustentável.
Este guia para novos condutores de veículos elétricos ajuda a compreender diferenças na autonomia e carregamento, assim como outras informações relevantes.
Consulte aqui o Manual da Mobilidade Elétrica.
O que significa kWh?
O kWh é a medida de energia consumida por um equipamento durante um determinado período de tempo. 1 kWh é a quantidade de energia utilizada para alimentar um equipamento com potência de 1000 watts durante 1 hora.
Qual a diferença entre AC e DC?
A Corrente Alternada – AC é a corrente elétrica que varia o seu sentido de circulação dentro do circuito durante o tempo e é a que normalmente chega às nossas habitações.
A Corrente Contínua – DC é todo tipo de corrente que, quando percorrida num circuito, não altera o seu sentido de circulação (todos os circuitos DC possuem polaridade positiva (+) e negativa (-)).
No carregamento de veículos elétricos, quando utilizamos corrente alternada, a velocidade de carregamento pode estar condicionada pela potência do posto/ tomada de carregamento ou pelo carregador interno do veículo. Com corrente contínua, a energia é transferida diretamente do posto para a bateria. Neste tipo de postos, a velocidade de carregamento vai corresponder ao máximo suportado pelo posto ou pelo veículo.
O que é um EVSE?
Existe vários modelos EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) no mercado, sendo que o mais comum consiste num cabo de carregamento portátil que permite carregar um veículo elétrico ligando diretamente a uma tomada em modo de carga 2.
O EVSE mais utilizado no mercado possuí numa das suas extremidades um conector Tipo 1 ou Tipo 2 para poder ligar ao veículo elétrico e na outra extremidade uma ficha schuko (doméstica), pelo que não precisa de outro tipo de adaptador o que torna mais simples de versátil.
A meio do cabo tem uma caixa de controlo incorporada que realiza a função piloto com VE e a função diferencial. Esta função diferencial no cabo de carregamento portátil não permite que o carregamento seja feito quando a tomada não tem terra, uma vez que só pode atuar em condições de segurança.
Qual a diferença entre alimentação monofásica e trifásica?
Num circuito monofásico existe apenas uma fase por onde circula a corrente, e um neutro. A corrente monofásica é a mais comum para os consumidores domésticos, que utilizam a energia para ligar os aparelhos normais de uma casa (eletrodomésticos, água quente, termostatos, etc).
Num circuito trifásico, existem 3 fases independentes, mas coordenadas entre si, por onde circula a corrente. Para a mesma corrente por fase, a alimentação trifásica permite uma maior potência de carregamento total quando comparada com a alimentação monofásica.
Antes de instalar um equipamento de carregamento deve sempre verificar as características do seu veículo e da instalação elétrica da sua casa, pois nem todas as viaturas têm a capacidade de receber alimentação trifásica e nem todos os quadros elétricos estão preparados para alimentar equipamentos trifásicos.
O que é um CEME?
Um CEME é um Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica, cuja atividade consiste na compra e venda de energia elétrica no mercado grossista e retalhista, para fornecimento aos utilizadores de veículos elétricos, nos termos dos Artigos 7.º e 8.º do Decreto-Lei n.º 39/2010, de 26 de abril, alterado pelo Decreto-Lei n.º 90/2014, de 11 de junho.
O que é um OPC?
Um Operador de Ponto de Carregamento (OPC) é a entidade responsável pela instalação, disponibilização, exploração e manutenção de infraestruturas de carregamento de acesso público ou privativo da rede de mobilidade elétrica e que permitam o carregamento de baterias de veículos elétricos.
O que é um DPC?
Um DPC é um Detentor de Posto(s) de Carregamento e é a entidade responsável pela instalação de postos carregamento em espaços de acesso privados. É possível ligar os postos à rede MOBI.E e garantir que os consumos são pagos pelos utilizadores de veículos elétricos (UVE) e não pelos detentores do espaço.
Mais pesquisadas
Posso carregar um veículo elétrico em casa?
Para carregar o veículo elétrico em casa com maior rapidez, comodidade e segurança pode investir num posto de carregamento doméstico, garantindo um carregamento de 100km de autonomia entre 40 minutos a 4 horas.
Mobilidade Elétrica: dúvidas e conceitos
Esclareça as dúvidas sobre os termos mais utilizados na mobilidade elétrica, o que significa kWh, a diferença entre carregamento AC e DC, o que é um CEME, um OPC ou um DPC. Qual a diferença entre alimentação monofásica e trifásica?
Veículo elétrico: como sei quanto vou pagar pelos meus carregamentos?
Caso seja cliente EDP Comercial em casa, os consumos efetuados com o seu cartão Mobilidade Elétrica EDP são associados ao seu contrato de energia e faturados em conjunto com os restantes consumos de energia contratados com a EDP Comercial.