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Perguntas frequentes

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    O que é a rede pública de carregamento?

    A rede pública de mobilidade elétrica compreende o conjunto integrado de pontos de carregamento e demais infraestruturas de acesso público relacionadas com o carregamento de baterias de veículos elétricos.

    Os pontos de carregamento da rede pública são operados por entidades designadas como Operadores de Pontos de Carregamento (OPC) e são acessíveis a todos os utilizadores de veículos elétricos que tenham um cartão emitido por um Comercializador de Energia para Mobilidade Elétrica (CEME).

     

    A MOBI.E é a atual Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (EGME) em Portugal, sendo responsável pela gestão e monitorização da rede, nomeadamente em termos dos fluxos energéticos, de informação e financeiros associados ao seu funcionamento.

     

    Como posso carregar o meu carro na rede pública de carregamento?

    1 - Adira a um cartão CEME

     

    Para carregar o seu veículo elétrico fora de casa, tem de ter um cartão CEME (físico ou virtual), que permite ativar a sessão de carregamento nos postos da rede pública de carregamento.

    Pode optar pelo cartão EDP Charge ou por outro CEME.

    Pedir o cartão EDP Charge é gratuito e paga apenas os carregamentos efetuados com o cartão na sua fatura. 

    Pode pedir este cartão através do website da EDP, através da linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional) ou numa das lojas EDP.

    Se for cliente EDP de energia em casa, pode ainda aderir a um cartão virtual através da app EDP Charge.

     

    2 – Ative o cartão CEME


    Após receber o cartão, deve fazer a ativação do mesmo junto do respetivo comercializador de energia. Se é cliente EDP Comercial, o cartão ficará ativo assim que assinar digitalmente as condições contratuais enviadas para o seu email.

    Depois da ativação do cartão, na app EDP Charge, pode começar a fazer carregamentos nos pontos de carregamento públicos da rede MOBI.E, em Portugal Continental, Açores ou Madeira.

     

    3 – Consulte a informação sobre a rede pública e operadores de pontos de carregamento (OPC)

     

    Pode consultar os postos disponíveis na rede pública e o seu custo na app EDP Charge.

    Ao dirigir-se a um posto de carregamento deve confirmar no próprio posto a tarifa OPC em vigor e seguir as instruções de utilização do posto.

    Caso tenha alguma questão ou dúvida na utilização do posto, pode contactar a linha de suporte técnico do operador do posto de carregamento, que deve estar afixada no posto.

    No caso dos postos operados pela EDP Comercial pode contactar a linha 800 22 22 22, disponível 24h por dia.

     

    4 – Inicie o carregamento 

     

    Pode utilizar o seu o cartão CEME para ativar o posto (através de RFID) ou utilizar uma aplicação para iniciar o carregamento.

    Nos Postos de Carregamento Rápido (PCR), os cabos fazem parte do equipamento de carregamento, mas nos Postos de Carregamento Normal (PCN) o utilizador deve utilizar o seu próprio cabo de carregamento, normalmente fornecido pelo fabricante do veículo ou adquirido posteriormente, para conectar o seu veículo elétrico ao ponto de carregamento.

    Após a conexão do cabo, deve verificar no ecrã do posto e na sua viatura se o carregamento já está a decorrer.

    Não precisa de estar junto do seu veículo durante o período de carregamento, dado que o conetor do cabo fica bloqueado e não pode ser desligado sem que passe novamente o seu cartão no leitor do posto ou termine o carregamento na aplicação EDP Charge.

     

    5 – Encerre o carregamento

     

    Para encerrar o carregamento, passe novamente o seu cartão no posto para terminar a sessão ou termine o carregamento via aplicação e desligue o cabo da sua viatura. O valor a pagar por cada carregamento será incluído na fatura de energia, enviada pelo comercializador de energia associado ao cartão CEME utilizado no carregamento.

    Deve assegurar-se que termina a sessão e retira o seu veículo do lugar de estacionamento assim que a sessão de carregamento terminar, para que o posto de carregamento fique disponível para outro utilizador.

     

    Com um cartão CEME ativo pode utilizar todos os pontos de carregamento disponíveis na rede pública de carregamento e instalados em espaços de acesso público. Pode consultar a rede de postos de carregamento aqui ou através da aplicação EDP Charge.

     

    Sim, um único cartão CEME dá acesso a todos os postos situados em locais de acesso publico. A rede de carregamento em Portugal funciona de forma interoperável, isto é, os utilizadores podem aceder a qualquer ponto de carregamento em Portugal através de um único meio de acesso, o cartão.

     

    Sim, é possível ter vários cartões por carro ou por utilizador, caso necessário.

    Em caso de roubo, dano ou perda do seu cartão, deve entrar em contacto com a linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional) para pedir o cancelamento do cartão e solicitar a adesão a um novo cartão.

    Caso necessite de suporte técnico num posto de carregamento EDP Comercial deverá contactar a linha de apoio técnico OPC, disponível 24h, através do número 800 22 22 22.

    O que preciso para conseguir carregar o meu veículo elétrico no estrangeiro?

    Atualmente, não existe um modelo de gestão de mobilidade elétrica internacional que seja compatível com o atual modelo existente em Portugal, não sendo possível utilizar um meio de pagamento uniforme nos Postos de Carregamento fora de Portugal. Existem locais onde o pagamento é feito mediante uma aplicação de telemóvel, Cartão de Crédito ou de um Cartão específico para os Postos de Carregamento.

    Se é um utilizador de veículo elétrico, é importante que faça um correto planeamento da sua viagem ao estrangeiro, fazendo uma pesquisa antecipada em função da autonomia da sua viatura, rota e soluções de carregamento disponíveis de forma a garantir uma viagem segura.

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    Veículo elétrico: como sei quanto vou pagar pelos meus carregamentos?

    Caso seja cliente EDP Comercial em casa, os consumos efetuados com o seu cartão Mobilidade Elétrica EDP são associados ao seu contrato de energia e faturados em conjunto com os restantes consumos de energia contratados com a EDP Comercial.