Conheça aqui as medidas de segurança contra tentativas de fraude

Imagem com background verde
Para a sua casa Para a sua empresa

Perguntas frequentes

Pesquisar

    O que é o cartão EDP Charge (CEME)?

    O cartão EDP Charge (CEME) é um cartão de mobilidade elétrica, em formato físico ou virtual, que lhe permite carregar o seu veículo elétrico foram de casa em qualquer posto da rede pública gerida pela MOBI.E.

    Ao cartão está associado um contrato de energia que define o preço de energia a pagar nos carregamentos que efetuar fora de casaO preço de referência da energia é de 0,2680€/kWh e não contempla o valor da tarifa OPC e taxas e impostos legais.

    Até 31 de agosto de 2024 os clientes com contrato de energia em casa beneficiam de um desconto de 25% sobre o preço de referência da energia, ou seja, o preço para clientes de energia EDP Comercial:
    Na opção horária simples:

    • 0,2010€/kWh

    Na opção bi-horária diária:

    • Em vazio - 0,1414€/kWh
    • Fora do vazio - 0,2111€/kWh

    Preço a 8 de julho de 2024.

    Como contratar o cartão EDP Charge para carregar fora de casa?

    1.Peça o cartão EDP Charge


    1.1. Cartão Virtual

    Caso seja cliente de energia em casa, pode contratar um cartão EDP Charge virtual através da app EDP Charge, num processo imediato e 100% digital.

     

     

    1.2. Cartão Físico

    Pode pedir o seu cartão EDP Charge físico através de um dos seguintes meios:

    • Através do website da EDP;
    • Na linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional);
    • Lojas EDP.

    Pedir o cartão EDP Charge é gratuito e dá-lhe acesso à rede de postos de carregamento públicos que integram a rede gerida pela Mobi.E. Receberá o seu cartão por correio, para a morada indicada, no prazo de 5 dias úteis após a confirmação do envio do cartão.

    Todos os cartões físicos são automaticamente adicionados à aplicação EDP Charge, basta descarregar a app e entrar com o NIF associado ao seu cartão para aceder à versão digital

     

    2. Receba o seu contrato e ative o seu cartão

     

    Ao pedir um cartão EDP Charge, irá receber um email com o contrato energia associado ao seu Cartão EDP Charge.

    O cartão físico ou virtual só ficará ativo quando aceitar as condições contratuais que recebeu por email. Deve clicar no link do email para aceitar as condições e introduzir o código enviado por SMS para ativar o seu cartão.

     

    2.1. Ative o seu cartão (parcerias de Mobilidade Elétrica)

    Caso receba um cartão através de um dos nossos parceiros de mobilidade elétrica, deve fazer a sua ativação submetendo o código promocional que lhe foi indicado através do website da EDP.
    Garanta que tem o NIF, o seu endereço de email e o número que consta na frente do cartão.
    Iremos entrar em contacto para confirmar com os seus dados e ativar o seu cartão. Para o efeito, deve aceitar as condições enviadas por email.

     

    3. Comece a carregar

    Após aceitar as condições do seu cartão EDP Charge, irá receber um SMS a confirmar a ativação do cartão. A partir deste momento, pode começar a carregar na rede pública.
    Caso não o tenha feito, deve descarregar a app EDP Charge para beneficiar de todas as funcionalidades associadas ao seu cartão EDP Charge.

     

    Quais as condições para solicitar um cartão EDP Charge?

    O cartão EDP Charge está disponível para qualquer cliente, sendo obrigatória adesão ao débito direto e fatura eletrónica caso não seja cliente de energia EDP Comercial em casa.
    Os clientes que já forem clientes de energia EDP Comercial só necessitam de aderir à fatura eletrónica, para aderir ao cartão EDP Charge.

     

    Posso solicitar um Novo Cartão EDP Charge?

    Em caso de roubo, dano ou perda do seu cartão, deve entrar em contacto com a linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional) para pedir o cancelamento do cartão e a adesão a um novo cartão.

     

    Como são faturados os consumos do cartão EDP Charge?

    Desde 1 de Julho de 2020, que todos os postos de carregamento público que integram a rede de carregamento Mobi.E são pagos, terminado o período transitório com carregamento gratuito.

    Os postos de carregamento podem pertencer a diferentes entidades e o preço a aplicar é composto por:

    • Tarifa do comercializador de energia de mobilidade elétrica (CEME), ou seja, o valor dos kWh carregados de acordo com o tarifário contratado (consumo de energia). Este valor depende do contrato que tem com o seu fornecedor de energia para a mobilidade elétrica fora de casa, neste caso a EDP Comercial.
    • Tarifa do Operador do Ponto de Carregamento (OPC), ou seja, o valor cobrado pelo operador do ponto de carregamento pela utilização do mesmo. Esta tarifa pode assumir 4 formas: valor fixo por carregamento, valor por kWh, valor por tempo de ocupação do ponto ou uma combinação dos anteriores, e varia em função do ponto de carregamento.
    • Tarifa da Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (EGME), ou seja, o valor pago por sessão de carregamento. Este valor é definido anualmente pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para remunerar a atividade da MOBI.E.
    • Taxas e impostos, ou seja, no preço irá acrescer o Imposto Especial de Consumo (IEC), e o Imposto Sobre o Valor Acrescentado (IVA).

     

    Pode consultar todos os postos de carregamento e as respetivas localizações na app EDP Charge ou no website da Mobi.E.

    Enquanto o meu veículo elétrico está a carregar, alguém pode retirar o cabo do meu veículo e colocar outro a carregar?

    Não. Os postos de carregamento possuem um sistema de bloqueio do cabo que não permite que este seja removido sem que o utilizador termine a sessão de carregamento.

    Adicionalmente, os próprios veículos elétricos bloqueiam o cabo durante o carregamento por questões de segurança, e em algos o cabo só poderá ser retirado com desbloqueio através do comando central do veículo.

    Por outro lado, sempre que o cabo é desligado do veículo, o sistema corta automaticamente a eletricidade, pelo que não é possível carregar outro veículo sem que seja iniciado um novo carregamento.

     

    O carregamento num posto rápido pode ser pago diretamente, com um cartão Multibanco?

    Em Portugal, não é possível pagar diretamente com cartão multibanco. Todos os carregamentos efetuados nos postos serão pagos pelos utilizadores ao seu Comercializador de Energia para a Mobilidade Elétrica (CEME), neste caso à EDP Comercial. Informá-lo-emos de todos os custos através da fatura que receberá no seu email.

    Na fatura de mobilidade elétrica EDP terá discriminadas a componente de energia, a componente do Operador do Posto de Carregamento (OPC) e as taxas e impostos aplicáveis.

     

    Mais pesquisadas

    Posso carregar um veículo elétrico em casa?

    Para carregar o veículo elétrico em casa com maior rapidez, comodidade e segurança pode investir num posto de carregamento doméstico, garantindo um carregamento de 100km de autonomia entre 40 minutos a 4 horas.

    Mobilidade Elétrica: dúvidas e conceitos

    Esclareça as dúvidas sobre os termos mais utilizados na mobilidade elétrica, o que significa kWh, a diferença entre carregamento AC e DC, o que é um CEME, um OPC ou um DPC. Qual a diferença entre alimentação monofásica e trifásica?

    Veículo elétrico: como sei quanto vou pagar pelos meus carregamentos?

    Caso seja cliente EDP Comercial em casa, os consumos efetuados com o seu cartão Mobilidade Elétrica EDP são associados ao seu contrato de energia e faturados em conjunto com os restantes consumos de energia contratados com a EDP Comercial.