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Alertas App EDP Solar – saiba como despistar e/ou resolver
A app EDP Solar está preparada para enviar alertas sempre que for detetada uma situação de possível anomalia no sistema de produção de energia solar ou no sistema de monitorização energia. Adicionalmente, irá receber um alerta caso seja detetado um consumo fora do padrão normal da sua casa.
Estes alertas poderão ser enviados via app ou email, numa das seguintes situações.
- Anomalia de produção solar:
- Significa que poderá existir um problema com a produção de energia do seu sistema
- Falha no registo de produção:
- Significa que poderá existir um problema com a ligação wi-fi do seu medidor de produção EDP Solar
- Falha de registo do consumo:
- Significa que poderá existir um problema com a ligação wi-fi do seu medidor de consumo EDP Solar
- Consumo fora do normal:
- Foi identificado um consumo fora do normal na sua casa
Em baixo, poderá consultar quais as ações a tomar em função do alerta recebido.
Caso tenha alguma dificuldade na identificação e resolução do seu problema, poderá entrar em contacto com a nossa linha de atendimento através do 213535353 (dias úteis das 9h às 20h | Chamada para a rede fixa nacional).
O alerta de “Anomalia de produção solar” é enviado quando a App EDP Solar regista dados de produção de energia solar nulos (iguais a zero). Isto poderá indicar um problema com alguma componente do seu sistema fotovoltaico ou um problema com o equipamento de medição da energia produzida.
Veja de seguida como identificar a origem do problema.
1. Dirija-se ao seu quadro de produção de energia solar
Figura 1 - Quadro de produção solar
2. Consulte o medidor de produção no seu quadro elétrico.
- Consulte a produção instantânea do seu sistema solar no ecrã “Active Power” - que apresenta a unidade de medição em kW:
Figura 2 - Medidor de produção solar - detalhe
- Se o valor for 0 - O sistema de monitorização EDP Solar está a funcionar corretamente, no entanto poderá existir uma anomalia de produção na sua instalação solar. Pedimos que entre em contacto com a EDP Comercial (linha de atendimento 213535353 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional) para que seja realizado um despiste pela nossa equipa apoio a cliente e, se necessário, será agendada a visita de um técnico EDP a sua casa.
- Se os valores forem positivos (acima de 0) - O seu sistema de produção solar está a funcionar corretamente, no entanto poderá ter um problema no sistema de monitorização EDP Solar uma vez que não está a ser possível ler os valores de produção. Pedimos que entre em contacto com a EDP Comercial (linha de atendimento 213535353 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional) para que seja realizado um despiste pela nossa equipa apoio a cliente e, se necessário, será agendada a visita de um técnico EDP a sua casa.
Uma vez regularizada a situação irá receber um e-mail em que confirmamos que a sua instalação e sistema de monitorização já se encontram a funcionar.
O alerta de “Falha no registo de produção” é enviado quando o seu medidor de produção EDP Solar não conseguir monitorizar dados da produção do sistema solar. Normalmente esta situação acontece quando há uma falha de cobertura de rede wifi, provocando a desconexão do equipamento.
Veja o que pode estar na origem deste problema, e como o resolver.
NOTA:
Se mudou recentemente de operador de telecomunicações é necessário voltar a configurar o seu equipamento EDP Solar. Pedimos que entre em contacto com a EDP Comercial (linha de atendimento 213535353 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional) para ajudarmos a resolver o problema. Se não for o caso, prossiga com os passos abaixo discriminados para despiste e/ou resolução do seu problema.
1. Dirija-se ao seu quadro de produção de energia solar
Figura 3 - Quadro de produção solar
2. Verifique se o disjuntor de produção está ligado (fig.4), conforme a figura abaixo indicada.
- Se estiver desligado, volte a ligar e aguarde uns minutos. Se receber uma mensagem de restabelecimento nesse período considere que o seu problema ficou resolvido. Caso não receba, prossiga para o passo 3.
AVISO:
Se ao tentar ligar o disjuntor verificar que a patilha não fica fixa, não force. Pedimos que entre em contacto com a EDP Comercial (linha de atendimento 213535353 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional) para ajudarmos a resolver o problema.
Figura 4 - Disjuntor de produção
3. Após confirmar que o disjuntor está ligado, verifique o seu medidor de produção EDP Solar, localizado no quadro de produção. Verifique se a luz vermelha está a piscar. Caso esteja, o seu medidor não tem cobertura da rede wifi (fig.5).
NOTA:
Se o seu medidor de produção não corresponder ao medidor da imagem abaixo (fig.5), pedimos que entre em contacto com a EDP Comercial.
- No caso de verificar que o medidor não tem cobertura wifi, pedimos que confirme com outro dispositivo móvel (por exemplo, um telemóvel) se, no local do seu medidor de produção, existe boa cobertura wifi.
Figura 5 - Meter Wifi EDP Solar
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- Se o dispositivo móvel não apresentar cobertura wifi, pedimos que entre em contacto com o seu operador de telecomunicações para que o problema de cobertura seja resolvido. Enquanto o seu medidor não tiver cobertura de rede wifi, o seu sistema de monitorização não irá funcionar corretamente.
- Se o dispositivo móvel apresentar boa cobertura wifi, pedimos que entre em contacto com a EDP Comercial (linha de atendimento 213535353 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional) para que seja realizado um despiste pela nossa equipa apoio a cliente e, se necessário, será agendada a visita de um técnico EDP a sua casa.
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Uma vez corrigida a situação irá receber um e-mail em que confirmamos que a sua instalação e sistema de monitorização já se encontram a funcionar.
O alerta de “Falha de registo de consumo” é enviado quando existe uma desconexão nos seus medidores EDP Solar, não sendo possível monitorizar dados de consumo e/ou produção da casa. Normalmente esta situação acontece quando há uma falha de cobertura de rede wifi no quadro geral, provocando a desconexão dos equipamentos.
Veja o que pode estar na origem deste problema, e como o resolver.
NOTA:
Se mudou recentemente de operador de telecomunicações é necessário voltar a configurar o seu equipamento EDP Solar. Pedimos que entre em contacto com a EDP Comercial (linha de atendimento 213535353 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional) para ajudarmos a resolver o problema. Se não for o caso, prossiga com os passos abaixo discriminados para despiste e/ou resolução do seu problema.
1. Dirija-se ao quadro elétrico geral. Este equipamento é original da casa e não deve ser confundido com o quadro elétrico de produção, instalado pela EDP Comercial.
Figura 6 - Quadro geral/quadro de consumo
2. Verifique se os disjuntores estão ligados
- Caso se encontrem desligados, volte a ligar e aguarde uns minutos (fig.8). Se receber uma mensagem de restabelecimento nesse período considere que o seu problema ficou resolvido. Caso não receba, prossiga para o passo 3.
AVISO:
Se ao tentar ligar o disjuntor verificar que a patilha não fica fixa, não force. Pedimos que entre em contacto com a EDP Comercial (linha de atendimento 213535353 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional) para ajudarmos a resolver o problema.
Figura 7 - Ligar disjuntores
3. Verifique a conetividade dos seus dispositivos
3.1 Procedimento para sistema de monitorização wifi:
- Verifique se o router wifi está ligado. Este passo é determinante para o bom funcionamento da app EDP Solar. Se o router wifi se encontrar desligado deverá garantir que o mesmo fica ligado antes de prosseguir com os restantes passos. Poderá receber uma mensagem de restabelecimento após ligar o router wifi. Se for o caso, considere que o seu problema ficou resolvido;
- Verifique se a luz do seu medidor EDP Solar está ligada (luz vermelha) e fixa (sem piscar)
- Se a luz vermelha estiver fixa, pode existir um problema com o seu medidor EDP Solar. Pedimos que entre em contacto com a EDP Comercial (linha de atendimento 213535353 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional) para o ajudarmos a resolver o problema.
Figura 8 - Quadro geral - Identificação de medidor EDP Solar
- Se a luz vermelha estiver a piscar, confirme com outro dispositivo móvel (por exemplo, um telemóvel) se, no local do seu medidor, tem boa cobertura wifi.
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- Se o dispositivo móvel não apresentar cobertura wifi, pedimos que entre em contacto com o seu operador de telecomunicações para que o problema de cobertura seja resolvido. Enquanto o seu medidor não tiver cobertura de rede wifi, o seu sistema de monitorização não irá funcionar corretamente. Poderá, também, optar por colocar um repetidor de sinal para ampliar a cobertura de rede wifi junto do seu medidor EDP Solar.
- Se o dispositivo móvel apresentar boa cobertura wifi, pedimos que entre em contacto com a EDP Comercial (linha de atendimento 213535353 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional) para o ajudarmos a resolver o problema.
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Recomendamos que também verifique se o medidor instalado no seu quadro de produção - quadro instalado no momento da sua instalação solar- tem cobertura da rede wifi e está conectado à mesma (apresentando uma luz vermelha fixa). Consulte em "Alerta EDP Solar | Falha no registo de produção" como realizar este passo.
3.2 Procedimento para sistema de monitorização via re:dy box:
- Verifique se as luzes na parte de trás do seu dispositivo estão ligadas, e se o cabo de rede está conectado;
- Verifique se na parte da frente do dispositivo está ligada uma luz vermelha;
Figura 9 - Box Re:Dy - veja se está ligada
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- Se a luz vermelha estiver desligada: Verifique se os cabos estão bem ligados na box e na tomada. Quando a conexão for restabelecida vai receber uma mensagem de restabelecimento de sistema. Se verificar que os cabos estão corretamente ligados mas a sua box re:dy continuar desligada, pedimos que entre em contacto com a EDP Comercial (linha de atendimento 213535353 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional) para o ajudarmos a resolver o problema na sua box.
- Se a luz vermelha estiver ligada: A sua box Re:dy pode ter um problema. Pedimos que entre em contacto com a EDP Comercial (linha de atendimento 213535353 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional) para o ajudarmos a resolver o problema na sua box e, se necessário, agendar uma visita técnica.
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Uma vez corrigida a situação, irá receber um e-mail onde confirmamos que a sua instalação já se encontra a funcionar corretamente.
O alerta de “Consumo fora do normal” é enviado quando identificamos um desvio acentuado no padrão de consumo da sua casa. Para o envio deste alerta são considerados os consumos diários e horários nas últimas cinco semanas.
Por exemplo: se recebeu um alerta para uma terça-feira ao meio-dia, significa que o seu consumo neste período está 60% acima da média apurada nas últimas cinco terças-feiras neste período.
O que pode motivar este consumo? Seguem alguns exemplos:
- Carregamento de carro elétrico;
- Utilização extraordinária de um equipamento para aquecimentos elétricos e/ou ar condicionado;
- Utilização de eletrodomésticos de elevado consumo, como máquinas de lavar/secar, placas/fornos elétricos;
- Funcionamento de sistemas de bombagem para rega ou piscina;
Este alerta não significa que existe um problema com o seu sistema de produção solar ou com o sistema de monitorização EDP Solar, tendo apenas como objetivo alertar sempre que exista um aumento anormal dos consumos.
Exemplo:
Caso não esteja interessado em receber estes alertas poderá desativá-los na app EDP Solar.
Estamos disponíveis para esclarecer as suas dúvidas
Poderá esclarecer as duas dúvidas a qualquer momento na área de apoio ao cliente em edp.pt. Para qualquer questão adicional, contacte-nos através da Área de cliente EDP, da app EDP Zero, da linha de atendimento 213535353 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional) ou das nossas lojas.
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