Conheça aqui as medidas de segurança contra tentativas de fraude

Imagem com background verde
Para a sua casa Para a sua empresa

Perguntas frequentes

Pesquisar

    O que preciso para ser um produtor de Autoconsumo?

    Para ser um produtor de autoconsumo e conseguir usufruir da sua instalação solar é necessário:

    • Ter um contador inteligente instalado e devidamente parametrizado e,
    • Registar a sua Unidade de Produção de Autoconsumo (UPAC) no portal da DGEG.

    Este registo é essencial para a contabilização dos seus consumos e energia injetada. Sem este registo atualizado, o Operador de Rede de Distribuição (E-redes) não reconhecerá a sua instalação como uma Unidade de Produção de Autoconsumo, impossibilitando o apuramento do saldo entre a energia injetada e a energia consumida a cada 15 minutos.

    Como posso fazer este registo?

    Caso a instalação dos seus painéis solares tenha sido feita pela EDP Comercial e tenha assinado a Declaração de Consentimento para Efeitos de Representação do Cliente, a EDP Comercial poderá fazer o registo da sua UPAC no portal da DGEG e informá-lo-á assim que este tiver concluído.

    Para este registo, existe um conjunto de informação e documentação obrigatória:

    • Indicação de um endereço de e-mail válido, ao qual ficará associado o registo no portal de autoconsumo da DGEG
    • Declaração de consentimento para efeitos de representação assinada, para que a EDP Comercial possa realizar este registo em seu nome
    • Dados Técnicos, partilhados pela empresa instaladora:



      • Nº de microinversores e número de série e modelo de cada inversor

      • Nº Painéis instalados, potência unitária e nº de fases da instalação

      • Tipo de células dos painéis solares (Monocristalino ou Policristalino)

      • Termo de responsabilidade assinado pelo técnico responsável pela instalação dos painéis

      • Esquema unifilar da instalação


    Sem esta informação não é possível registar a sua Unidade de Produção de Autoconsumo na DGEG
    (através da criação de “Mera Comunicação Prévia”).

    Em caso de dúvidas, deverá contactar o Centro de Serviço a Clientes de Autoconsumo da DGEG para saber como proceder, através de um dos canais disponíveis:

    1. E-mail: autoconsumo@dgeg.gov.pt

    2. Linha atendimento: 211 166 840, todos os dias úteis das 9h30-13h00

    3. No site: https://apps.dgeg.gov.pt/DGEG/

    O que é a DGEG?

    “A Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) é um serviço da administração central direta do Estado que tem por missão contribuir para a conceção, promoção e avaliação das políticas relativas à energia e aos recursos geológicos, numa ótica de desenvolvimento sustentável e de garantia da segurança do abastecimento.”

    Fonte: https://apps.dgeg.gov.pt/DGEG/

    Mais pesquisadas

    Quais os momentos do processo de ativação da solução Solar EDP Comercial?

    Saiba tudo sobre o processo de contratação e instalação de uma solução Solar da EDP Comercial.

    O que é o plano de Energia Solar EDP e quais as vantagens?

    O plano de Energia Solar EDP é um plano exclusivo para clientes que adiram à Energia Solar, que dá desconto na eletricidade verde.

    Quais as características de um painel solar?

    Tanto os painéis solares fotovoltaicos da gama Premium como os da Gama Quality, têm uma potência nominal mínima de 370W.