Conheça aqui as medidas de segurança contra tentativas de fraude

Imagem com background verde
Para a sua casa Para a sua empresa

Perguntas frequentes

Pesquisar

    O que preciso para ser um produtor de Autoconsumo?

    Para ser um produtor de autoconsumo e conseguir usufruir da sua instalação solar é necessário:

    • Ter um contador inteligente instalado e devidamente parametrizado e,
    • Registar a sua Unidade de Produção de Autoconsumo (UPAC) no portal da DGEG.

    Este registo é essencial para a contabilização dos seus consumos e energia injetada. Sem este registo atualizado, o Operador de Rede de Distribuição (E-redes) não reconhecerá a sua instalação como uma Unidade de Produção de Autoconsumo, impossibilitando o apuramento do saldo entre a energia injetada e a energia consumida a cada 15 minutos.

    Como posso fazer este registo?

    Caso a instalação dos seus painéis solares tenha sido feita pela EDP Comercial e tenha assinado a Declaração de Consentimento para Efeitos de Representação do Cliente, a EDP Comercial poderá fazer o registo da sua UPAC no portal da DGEG e informá-lo-á assim que este tiver concluído.

    Para este registo, existe um conjunto de informação e documentação obrigatória:

    • Indicação de um endereço de e-mail válido, ao qual ficará associado o registo no portal de autoconsumo da DGEG
    • Declaração de consentimento para efeitos de representação assinada, para que a EDP Comercial possa realizar este registo em seu nome
    • Dados Técnicos, partilhados pela empresa instaladora:

      • Nº de microinversores e número de série e modelo de cada inversor
      • Nº Painéis instalados, potência unitária e nº de fases da instalação
      • Tipo de células dos painéis solares (Monocristalino ou Policristalino)
      • Termo de responsabilidade assinado pelo técnico responsável pela instalação dos painéis
      • Esquema unifilar da instalação


    Sem esta informação não é possível registar a sua Unidade de Produção de Autoconsumo na DGEG
    (através da criação de “Mera Comunicação Prévia”).

    Em caso de dúvidas, deverá contactar o Centro de Serviço a Clientes de Autoconsumo da DGEG para saber como proceder, através de um dos canais disponíveis:

    1. E-mail: autoconsumo@dgeg.gov.pt

    2. Linha atendimento: 211 166 840, todos os dias úteis das 9h30-13h00

    3. No site: https://apps.dgeg.gov.pt/DGEG/

    O que é a DGEG?

    “A Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) é um serviço da administração central direta do Estado que tem por missão contribuir para a conceção, promoção e avaliação das políticas relativas à energia e aos recursos geológicos, numa ótica de desenvolvimento sustentável e de garantia da segurança do abastecimento.”

    Fonte: https://apps.dgeg.gov.pt/DGEG/

    Mais pesquisadas

    Quais os momentos do processo de ativação da solução Solar EDP Comercial?

    Saiba tudo sobre o processo de contratação e instalação de uma solução Solar da EDP Comercial.

    O que é o plano de Energia Solar EDP e quais as vantagens?

    O plano de Energia Solar EDP é um plano exclusivo para clientes que adiram à Energia Solar, que dá desconto na eletricidade verde.

    Quais as características de um painel solar?

    Saiba aqui quais as principais características de um painel solar.