- Contratos
- Leituras e contadores
- Faturas e pagamentos
- Serviços e vantagens
- Soluções sustentáveis
- Área de cliente EDP
- Canais presenciais
- Equipamentos
- Avarias e visitas técnicas
Quais os momentos do processo de ativação da solução Solar EDP Comercial?
O processo de ativação da solução solar compreende 6 grandes momentos, os quais explicamos em detalhe no vídeo e texto abaixo.
O processo de ativação da solução solar EDPC compreende 6 grandes momentos:
Uma simulação rigorosa e baseada nos seus hábitos de consumo é determinante para que, no momento da contratação, opte por uma solução adequada às suas necessidades. Com uma simulação bem realizada serão evitados erros de subdimensionamento ou sobredimensionamento da sua instalação. Assim, é recomendável que, ao avançar com a sua solução solar, opte sempre pelo kit sugerido no seu relatório de simulação.
Uma vez feita a simulação, será contactado para o agendamento da sua instalação. Nesse momento de contacto será feita uma análise à sua simulação para garantir que está em linha com o que efetivamente são os seus hábitos de consumo. Por fim, ser-lhe-á sugerido um dia para realização da sua instalação, mediante a sua disponibilidade e a dos técnicos instaladores.
A instalação da solução solar pressupõe que são instalados todos os equipamentos necessários à produção de energia solar (painéis solares, microinversores ou inversor central, meters para monitorização de consumos, bateria quando aplicável).
A par da conclusão da instalação, a EDP, mediante o seu consentimento, realiza o seu registo de produtor e da sua instalação no portal da DGEG. Uma vez concluído o processo de registo, a DGEG informa o ORD (E-REDES) que a instalação já se encontra registada e pronta para a ativação do Settlement.
Após a conclusão da instalação solar, o sistema começa imediatamente a produzir energia para autoconsumo. Existem, no entanto, alguns contadores que não permitem a contabilização desta energia produzida, como os contadores antifraude ou mecânicos. Caso tenha um contador deste tipo, este será devidamente identificado no momento da sua instalação e será reportado à E-Redes a existência do mesmo, para que possa ser feita a substituição por um contador inteligente bidirecional (saber mais -> ponto 5).
Uma vez tendo um contador inteligente bidirecional, o consumo da sua energia solar dá-se de forma instantânea. Assim, qualquer consumo de energia realizado em simultâneo com a produção de energia solar passará a recorrer primeiramente ao consumo desta energia. A rede apenas lhe irá fornecer o valor remanescente entre o que produziu e aquilo que consumiu acima da sua produção.
Até aqui falámos só e apenas de produção em simultâneo com o consumo da habitação. Embora seja desde logo uma mais-valia para a sua habitação o sistema solar que instalou será otimizado mediante ativação do Settlement. Este sistema irá permitir quantificar saldos energético da sua habitação a cada quinze minutos e não de forma instantânea (Saber mais -> ponto 6).
Depois de concluída a instalação, o sistema começa imediatamente a produzir energia para autoconsumo. No entanto, existem alguns contadores que não permitem a contabilização desta energia produzida, como os contadores antifraude ou mecânicos. Caso tenha um contador deste tipo, este será devidamente identificado no momento da sua instalação e será reportado à E-REDES, para que possa ser feita a substituição por um contador inteligente bidirecional.
O contador inteligente bidirecional é determinante para o funcionamento ótimo da sua instalação, porque regista o seu consumo e produção de eletricidade a cada momento e comunica-o de forma automática, sem necessidade de intervenção manual.
O Settlement é um modelo de contabilização de energia para instalações em autoconsumo e permite que, a cada 15 minutos, seja apurado o saldo entre a eletricidade que a sua habitação consumiu e a que injetou na rede.
Este modelo permite-lhe tirar o maior partido da sua produção solar, maximizando as poupanças na sua fatura.
A ativação do Settlement é da responsabilidade da E-REDES. Quando esta funcionalidade estiver ativa, irá receber uma comunicação da E-REDES com essa informação. Até lá, aconselhamos que continue a enviar as leituras do contador periodicamente.
Até à ativação do Settlement estar concluída, a sua energia produzida não será desperdiçada. No entanto, o saldo energético da sua habitação será apurado de modo instantâneo. Para melhor compreender este modelo de contabilização, segue um exemplo:
Exemplo Settlement
No exemplo à esquerda, a instalação do cliente não tem o settlement ativo e, por isso, desperdiça a energia solar produzida desde o minuto 7,5 até ao minuto 15, uma vez que não existiu consumo na habitação.
Com o settlement ativo (exemplo à direita), o cliente aproveita a totalidade da energia injetada a cada 15 minutos para reduzir os seus consumos, independentemente de existir ou não consumo de energia elétrica na habitação.
Assim, comparando os dois exemplos, verificamos que na instalação com settlement ativo o cliente poupou mais 0,04 kWh no intervalo de 15 minutos. Com este sistema de contabilização de consumo, a faturação será em função de uma leitura saldo, cujo envio é da responsabilidade do operador da rede de distribuição, a E-Redes.
Mais pesquisadas
Quais os momentos do processo de ativação da solução Solar EDP Comercial?
Saiba tudo sobre o processo de contratação e instalação de uma solução Solar da EDP Comercial.
O que é o plano de Energia Solar EDP e quais as vantagens?
O plano de Energia Solar EDP é um plano exclusivo para clientes que adiram à Energia Solar, que dá desconto na eletricidade verde.
Quais as características de um painel solar?
Tanto os painéis solares fotovoltaicos da gama Premium como os da Gama Quality, têm uma potência nominal mínima de 370W.