Conheça aqui as medidas de segurança contra tentativas de fraude

Imagem com background verde
Para a sua casa Para a sua empresa

Perguntas frequentes

Pesquisar

    1. Já aderi ao bairro: e agora?

    Depois de se juntar a um Bairro, e assim que possível, será apresentada proposta contratual pela EDP para cada um dos membros. Quando o Bairro estiver completo, é iniciada a produção e cada membro começa a receber energia e a poupar.

    2. Posso sair do bairro?

    Pode sair do Bairro a qualquer momento, antes do Bairro efetivamente estar formalizado ou mesmo depois do sistema solar estar instalado e produzir.

    3. O produtor cancelou o bairro solar de que sou vizinho. E agora?

    Para a existência de um Bairro Solar é necessário que exista um Produtor onde será instalado o sistema solar que produzirá energia para os vários membros. Caso o produtor cancele o Bairro, deixará de ser Vizinho desse Bairro, mas pode imediatamente aderir a outro Bairro que esteja disponível na sua vizinhança.

    4. Posso ter aderido a um bairro e depois não fazer parte do mesmo?

    Não será expectável, no entanto, ainda na fase de criação do Bairro existe algum grau de incerteza relativamente às características do próprio Bairro e que podem impossibilitá-lo de ser vizinho desse Bairro, como por exemplo, o produtor cancelar o Bairro, as condições no local não permitirem instalar a quantidade de painéis solares prevista. Caso não seja possível concretizar a sua participação no Bairro, pode sempre aderir a outro bairro que esteja disponível na sua vizinhança.

    Após a formalização e instalação do sistema solar, e se for um dos Vizinhos, então terá assegurado o seu lugar enquanto Vizinho no Bairro.

    5. Não encontro um bairro perto de mim. E agora?

    Não será um problema. Pode deixar-nos o seu email na página do Bairro Solar em edp.pt e ser avisado automaticamente quando for criado um Bairro na sua vizinhança.

    6. Qual a quantidade de energia solar que vou receber?

    A quantidade de energia a alocar a cada um dos membros do Bairro é definida pela EDP Comercial em função dos consumos de cada membro de forma a garantir um máximo aproveitamento da energia solar produzida, potenciando assim as poupanças obtidas pela comunidade.

    7. Tenho algum custo para poder receber a energia do bairro?

    Não necessita de realizar nenhum investimento para ser Vizinho de um Bairro Solar. Apenas terá de pagar a energia solar produzida no Bairro que seja consumida por si. No entanto, esta energia terá um preço com um desconto significativo face ao preço de eletricidade que hoje tem.

    8. Tenho de pagar pela energia solar que receber do bairro? Tenho algum desconto?

    Tal como a eletricidade que hoje recebe, a energia produzida no bairro e consumida por si será paga. No entanto, esta energia terá um preço com um desconto significativo face ao preço de eletricidade que hoje tem.

    Toda a energia que consumir que seja proveniente do Bairro Solar vai ter um preço que representa um desconto de 35%, face ao preço de referência EDP Comercial (para opção horária simples com potência contratada de 6.9kVA) o que corresponde a 0,12€/kWh. Poderá manter o seu tarifário atual com a EDP Comercial, bem como todos os descontos aplicáveis para a energia que continuar a consumir da rede.

    9. Posso vender energia à rede?

    A energia solar que seja produzida, que não seja autoconsumida pelos membros do bairro, será agregada pela EDP Comercial.

    Mais pesquisadas

    Quem pode ser Vizinho de um Bairro Solar e quais as vantagens?

    Qualquer pessoa pode ser Vizinho de um Bairro Solar. Terá parte da energia com um desconto face ao preço referência EDP Comercial, sem investimento.

    Sou produtor e já criei um bairro, o que tenho de fazer agora?

    Assim que possível, apresentaremos uma proposta contratual para cada membro do bairro. Após essa formalização, instalamos o sistema solar, será iniciada a produção e começam a receber energia e a poupar.

    O que é um Bairro Solar?

    Um Bairro Solar é uma comunidade onde se produz e se partilha energia solar renovável pelos seus membros: produtores e vizinhos. Os painéis são instalados no espaço do Produtor e todos beneficiam de um desconto na energia que autoconsumirem do bairro.