- Contratos
- Leituras e contadores
- Faturas e pagamentos
- Serviços e vantagens
- Soluções sustentáveis
- Área de cliente EDP
- Canais presenciais
- Equipamentos
- Avarias e visitas técnicas
O que é um Bairro Solar?
1. O que é um Bairro Solar e quem são os membros?
Um Bairro Solar é uma comunidade onde se produz e partilha energia solar renovável.
Existem dois tipos de membros num Bairro Solar:
- os produtores, que têm espaço disponível para a instalação dos painéis solares que irão produzir energia para todos os membros do Bairro e receber parte dessa energia, com um desconto
- os vizinhos, que vivem próximo dos produtores e que recebem igualmente parte da energia produzida e também beneficiam de um desconto sobre essa energia
2. Como é definida a quantidade de painéis solares a serem instalados e o número de membros de cada bairro?
A quantidade de painéis solares a instalar no Bairro depende, essencialmente, do espaço disponível no Produtor para a sua instalação e da existência de vizinhos na proximidade que possam receber parte da energia produzida no Bairro.
Nesta primeira fase cada Bairro Solar terá apenas 1 produtor. No momento da criação do bairro, o número de vizinhos vai ser determinado pela quantidade de painéis solares que podem ser instalados no espaço do produtor e pelo consumo do produtor e consumo estimado por vizinho. Ou seja, bairros com mais painéis solares, terão, à partida, maior potencial para mais vizinhos e vice-versa. No momento em que são efetivadas entradas de Vizinhos no bairro, o número total de membros pode alterado – aumentado ou reduzido – para maximizar a utilização da energia produzida pelo Bairro.
3. No caso de um condomínio, quem é o produtor e quem são os vizinhos?
No caso dos condomínios, o produtor será o próprio condomínio, enquanto os vizinhos do Bairro serão todos os condóminos que pertençam a esse condomínio e que venham a aderir ao Bairro Solar. A criação do Bairro é feita pelo Produtor, sendo que, neste caso, o condomínio poderá ser representado, por exemplo, pelo seu administrador. O benefício aplicado ao Produtor será um desconto na energia solar do Bairro consumida pelas áreas comuns do condomínio.
NOTA: A criação de Bairros em que o produtor é o condómino está temporariamente interrompida.
4. Como vizinho, posso aderir a qualquer bairro?
Na generalidade, qualquer vizinho e desde que cumpra os critérios de elegibilidade pode aderir a um Bairro. A este tipo de bairros chamamos Bairros Públicos.
Um condomínio poderá criar o seu Bairro “Privado”, do qual fazem parte ele próprio enquanto Produtor e os condóminos do prédio que queiram e possam aderir. A Adesão de Vizinhos terá de ser aceite para verificação de que fazem parte deste mesmo prédio.
5. O que acontece se um ou mais vizinhos saírem do bairro?
Os vizinhos poderão sair do Bairro Solar a qualquer momento por sua decisão. A EDP Comercial tem a responsabilidade de assegurar gestão da comunidade, pelo que se encarregará de angariar novos participantes caso o Bairro se encontre subdimensionado.
6. Quem tem a propriedade dos painéis solares?
A EDP Comercial fará todo o investimento no sistema solar e assim terá a sua propriedade.
7. Tenho de ser cliente EDP Comercial para ser membro de um Bairro Solar?
A criação e adesão online de um Bairro Solar estará disponível a qualquer pessoa (cliente e não cliente).
Mais pesquisadas
Quem pode ser Vizinho de um Bairro Solar e quais as vantagens?
Qualquer pessoa pode ser Vizinho de um Bairro Solar. Terá parte da energia com um desconto face ao preço referência EDP Comercial, sem investimento.
Sou produtor e já criei um bairro, o que tenho de fazer agora?
Assim que possível, apresentaremos uma proposta contratual para cada membro do bairro. Após essa formalização, instalamos o sistema solar, será iniciada a produção e começam a receber energia e a poupar.
O que é um Bairro Solar?
Um Bairro Solar é uma comunidade onde se produz e se partilha energia solar renovável pelos seus membros: produtores e vizinhos. Os painéis são instalados no espaço do Produtor e todos beneficiam de um desconto na energia que autoconsumirem do bairro.