- Contratos
- Leituras e contadores
- Faturas e pagamentos
- Serviços e vantagens
- Soluções sustentáveis
- Área de cliente EDP
- Canais presenciais
- Equipamentos
- Avarias e visitas técnicas
Já dei a leitura. Quanto vou pagar?
A minha leitura anterior não coincidiu com o período de consumo faturado.
Mesmo que não sejam enviadas nas datas ideais indicadas na sua fatura, as leituras que envia são usadas para definir o seu padrão de consumo. Com base nesse padrão de consumo são feitas as estimativas para faturação, usadas quando não temos leituras do período a faturar.
A leitura que enviei interfere com o consumo estimado que já me foi faturado?
Sim. Se na sua fatura anterior tiver sido estimado algum consumo, esse consumo já faturado será devolvido e faturamos novamente com base no seu consumo real, para que pague a energia que efetivamente usufruiu.
Vamos explicar melhor:
Fatura mensal ou bimestral
Imagine uma fatura de dia 1 a 31 dezembro. Como a sua última leitura real foi dada no dia 15 de dezembro significa que, para esta fatura, o valor a pagar de dia 1/12 a 14/12 corresponde ao que consumiu realmente. No entanto, para os restantes dias do mês, temos de fazer uma previsão do seu consumo com base no seu histórico.
Agora imagine que existe uma nova leitura no dia 5 de janeiro. Na sua fatura de janeiro vamos devolver todo o valor anterior que foi faturado com base na nossa previsão e voltar a faturar todo esse período mas com base no seu consumo real. O consumo do restante período é novamente estimado até recebermos uma nova leitura. Se nos der as leituras antes de calcularmos a sua fatura, pagará o que consumiu realmente nesse período e não uma aproximação.
Enviar as leituras do seu contador na data ideal indicada na fatura permite-lhe evitar a faturação com base em estimativas. Embora possa enviar em qualquer altura, enviar na data ideal dá-lhe a garantia de que a fatura se baseia no consumo real, para todo o período de faturação.
Fatura Conta Certa
Imagine que recebe a fatura de acerto do seu 1º ano de Conta Certa e a sua última leitura real foi dada a 01 de maio de 2016. Para esta fatura, o valor a pagar de dia 1/01 a 30/04 corresponde ao que consumiu realmente. No entanto, para o restante período do ano, temos de fazer uma previsão do seu consumo com base no seu histórico.
Agora imagine que recebe a sua fatura de acerto do 2º ano de Conta Certa e que deu uma nova leitura a 01 de julho de 2017.
Vamos devolver todo o valor anterior que foi faturado com base na nossa previsão e voltar a faturar todo esse período com base no seu consumo real. O consumo do restante período é novamente estimado até recebermos uma nova leitura.
Se nos der as leituras antes de calcularmos a sua fatura, pagará o que consumiu realmente nesse período e não uma aproximação.
Cada um destes valores está indicado separadamente na sua fatura:
- Consumo já faturado
É a devolução dos valores estimados para a data indicada. Pode verificar os kWh consumidos e o respetivo preço por unidade em frente. - Consumo medido
Corresponde ao valor efetivamente consumido. - Consumo estimado
Quando devolvemos o valor do consumo estimado, devolvemos também todos os impostos dependentes de consumo e anulamos os descontos que recebeu para esse consumo. Voltamos a calcular tudo de novo, agora para o seu consumo real.
Mais pesquisadas
Qual a melhor data para enviar leituras?
A data ideal para enviar leituras vem indicada na sua fatura. Para evitar estimativas, deve enviar a leitura nessa data. Caso o faça numa data posterior, poderá não ser considerada na fatura imediatamente a seguir ou parte do consumo será estimado.
Porque devo enviar leituras?
Deve enviar regularmente as leituras do seu contador de eletricidade e/ou de gás natural para garantir que o valor das suas faturas corresponde à energia que efetivamente consome.
Como posso retirar as leituras do meu contador?
No caso da eletricidade, a leitura a considerar depende do tipo de contador que tiver instalado. Já para o gás natural, o processo de leitura é mais simples e igual para todos os contadores.