Conheça aqui as medidas de segurança contra tentativas de fraude

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Perguntas frequentes

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    Leitura comunicada fora da data indicada na fatura

    Caso a sua leitura tenha sido comunicada fora do prazo indicado na sua fatura, poderá não ter sido considerada a tempo de incluir na fatura que entretanto recebeu. Se assim for, na próxima fatura irá constar o valor da leitura que comunicou anteriormente, sendo o seu consumo ajustado e o valor faturado corrigido. Iremos devolver o valor pago correspondente a consumo estimado e voltar a faturar com base no valor real que nos comunicou. Saiba mais aqui.

    Leitura comunicada dentro da data indicada na fatura

    Caso a sua leitura tenha sido comunicada dentro do prazo estipulado, e for diferente da que consta na fatura, poderá ter ocorrido um erro de integração em sistema. 

    Neste caso, deverá alertar-nos através da linha de atendimento 213 53 53 53 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional) para que possamos corrigir a situação. Em alternativa, poderá avisar-nos através da Área de cliente EDP, do formulário de contactos ou de uma das nossas lojas ou agentes.

    A leitura que dei é inferior à da fatura. Como posso receber a diferença?

    Se essa diferença for significativa, poderá optar entre o acerto nas faturas seguintes ou receção de crédito em conta. Neste último caso, o crédito será feito mediante transferência bancária e, para o efeito, ser-lhe-á pedido que envie um comprovativo do seu IBAN, através do formulário online ou carta para a seguinte morada: 

    EDP Comercial,

    Rua Pólo Norte, 10A

    1998-034 Lisboa

    A leitura que dei é superior à da fatura. Terei de pagar mais?

    Assim que recebemos uma nova leitura, devolvemos na totalidade o valor que lhe foi cobrado com base em estimativa e voltamos a fazer o cálculo, já com base no seu consumo real. Como resultado, na fatura seguinte ser-lhe-á cobrado o valor correspondente ao seu consumo real.

    Tentei enviar a leitura mas o sistema emitiu um alerta. O que faço?

    Se não envia leituras regularmente, pode haver um desfasamento entre a leitura real que enviou e a média de consumo estimado para o seu contrato. Isto é, o seu consumo real pode exceder os limites mínimos ou máximos definidos face à estimativa. Neste caso, o sistema emitirá um alerta indicando que a sua leitura não foi considerada.

    Enviei a leitura mas ela não foi considerada na fatura. O que faço?

    Verifique a data de envio de leitura indicada na fatura anterior. Se tiver enviado a leitura fora deste prazo, o acerto de contas poderá não ser feito na fatura imediatamente seguinte.

    O que fazer: Caso tenha enviado a leitura fora do prazo indicado e esta não tiver sido considerada na atual fatura, aguarde pela próxima fatura para que seja feita a integração. Caso tenha enviado a leitura no prazo indicado, contacte-nos através da nossa linha de atendimento 213 53 53 53 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional) ou do formulário de contactos.

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    Qual a melhor data para enviar leituras?

    A data ideal para enviar leituras vem indicada na sua fatura. Para evitar estimativas, deve enviar a leitura nessa data. Caso o faça numa data posterior, poderá não ser considerada na fatura imediatamente a seguir ou parte do consumo será estimado.

    Porque devo enviar leituras?

    Deve enviar regularmente as leituras do seu contador de eletricidade e/ou de gás natural para garantir que o valor das suas faturas corresponde à energia que efetivamente consome.

    Como posso retirar as leituras do meu contador?

    No caso da eletricidade, a leitura a considerar depende do tipo de contador que tiver instalado. Já para o gás natural, o processo de leitura é mais simples e igual para todos os contadores.