- Contratos
- Leituras e contadores
- Faturas e pagamentos
- Serviços e vantagens
- Soluções sustentáveis
- Área de cliente EDP
- Canais presenciais
- Equipamentos
- Avarias e visitas técnicas
Como posso reduzir a minha fatura de energia?
O que posso fazer em minha casa?
Tornar-se um consumidor mais eficiente é o primeiro passo para poupar na fatura de energia. Para isso, pode usar as ferramentas que colocamos ao seu dispor - como simulador de potência. Para conhecer outras estratégias que pode adotar para reduzir a fatura energética, siga as nossas dicas de poupança.
Que produtos me ajudam a poupar?
Para o ajudar a poupar no dia a dia, em casa, no trabalho ou na forma como se desloca, disponibilizamos um conjunto de serviços que permitem reduzir a fatura energética em diferentes âmbitos:
- Energia solar
- Mobilidade elétrica
- Lâmpadas LED
- Bombas de Calor
- Termoacumuladores inteligentes
- Esquentadores
- Ar condicionado
O que é o PPEC?
O PPEC é o Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica, promovido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que tem como objetivo apoiar financeiramente iniciativas que promovam a eficiência e redução do consumo de eletricidade pelos consumidores dos diferentes segmentos de mercado.
São desenvolvidas frequentemente ações no âmbito do PPEC que o ajudam a ser mais eficiente no seu consumo de energia.
Mais pesquisadas
Que taxas, impostos e contribuições me são cobrados e o que são?
O consumo de energia está sujeito a taxas e impostos que vêm discriminados na fatura. À eletricidade aplica-se o Imposto Especial de Consumo, a Taxa de Exploração e a Contribuição Audiovisual. Ao gás natural, aplica-se o IEC e a Taxa de Ocupação do Subsolo
O que é cobrado na fatura de energia?
O preço da energia é composto por uma parte fixa e outra variável. A parte fixa diz respeito à potência elétrica contratada e ao escalão de consumo de gás, enquanto que a componente varíavel inclui a energia consumida no período e as taxas e impostos.
Ainda não recebi fatura
Verifique o motivo pelo qual não recebeu fatura e saiba o que fazer. Consulte se a sua fatura já está disponível na sua área de cliente.