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Ainda não recebi fatura
A emissão de faturas para potências até 6,9 kva esteve temporariamente suspensa no início de outubro. Lamentamos os atrasos nos envios decorrentes da suspensão.
A situação está ultrapassada e deverá receber a fatura a qualquer momento. O período de pagamento mantém-se ajustado à data de emissão da sua fatura.
Verifique se a sua fatura já foi emitida e está disponível na sua área de cliente ou através do Whatsapp pelo número 911 955 282.
Se ainda não recebeu a fatura, mas encontra-a disponível na sua Área de Cliente EDP, isto pode dever-se a:
1. Fatura emitida há menos de 4 dias úteis
Após a emissão da fatura, as faturas em pepel podem demorar cerca de 4 dias úteis a chegar a sua casa. Aguarde pela receção da mesma.
2. Email/Morada de faturação errado(a)
Valide se os dados de faturação que tem definidos são os corretos. Para tal:
- Aceda a Consulte e altere o local
- Em Pagamentos e faturação, confirme se os seus dados de pagamento e faturação estão corretos
- Caso não estejam, pode alterá-los
Se os dados de faturação estão corretos mas continua sem receber fatura, envie-nos um Pedido de apoio na Área de Cliente EDP, escolhendo o assunto Faturas e pagamentos, de seguida Problema com a fatura e por fim, selecione o motivo Ainda não recebi a minha fatura.
3. Correspondência devolvida ou extraviada
A sua fatura (eletrónica ou em papel) pode ter sido devolvida por:
- Caixa de email cheia
- Servidor desconhecido
- Servidor em baixo
- Extravio de carta
Se não recebeu a fatura nem está disponível na sua Área de Cliente EDP, então sua fatura ainda não terá sido emitida. Pode dever-se a:
1. Fez o seu contrato recentemente
Se o seu contrato é recente, com menos de 21 dias desde o dia da ativação do contrato de energia, ainda não foi iniciada a faturação. Por favor, aguarde mais uns dias para que a sua fatura seja emitida.
2. Periodicidade da faturação
A periodicidade de faturação (mensal/bimestral) afeta a data de emissão da sua fatura. Valide qual o seu tipo de faturação e altere-a na área de cliente caso pretenda:
- Aceda a Consulte e altere o local
- Em Pagamentos e faturação, confirme a sua Periodicidade da fatura
- Caso não seja a adequada, pode alterá-la
Se fez uma alteração ao contrato que obriga a visita técnica (ex: alteração de fases), vai ser faturado apenas após a visita. Deve aguardar que a alteração contratual ocorra e, posteriormente, será emitida a sua fatura.
3. Outros motivos que podem levar ao atraso na emissão da fatura
Existem ainda outros motivos que podem levar ao atraso da emissão da sua fatura, entre eles:
- Contador inteligente
O contador inteligente pode demorar até 5 dias a comunicar a leitura após a data prevista de emissão da mesma. Se isto acontecer, aguardaremos no máximo 5 dias, caso não seja recebida a leitura do contador será emitida a sua fatura.
- Validação de Tarifa Social
O processo de validação do acesso à Tarifa Social pode demorar alguns dias e atrasar a emissão da sua fatura.
- Atualização de preços.
Caso não ocorra nenhuma das situações acima, envie-nos um Pedido de apoio na Área de Cliente EDP, escolhendo o assunto Faturas e pagamentos, de seguida Problema com a fatura e por fim, selecione o motivo Ainda não recebi a minha fatura.
Mais pesquisadas
Que taxas, impostos e contribuições me são cobrados e o que são?
O consumo de energia está sujeito a taxas e impostos que vêm discriminados na fatura. À eletricidade aplica-se o Imposto Especial de Consumo, a Taxa de Exploração e a Contribuição Audiovisual. Ao gás natural, aplica-se o IEC e a Taxa de Ocupação do Subsolo
O que é cobrado na fatura de energia?
O preço da energia é composto por uma parte fixa e outra variável. A parte fixa diz respeito à potência elétrica contratada e ao escalão de consumo de gás, enquanto que a componente varíavel inclui a energia consumida no período e as taxas e impostos.
Ainda não recebi fatura
Verifique o motivo pelo qual não recebeu fatura e saiba o que fazer. Consulte se a sua fatura já está disponível na sua área de cliente.