- Contratos
- Leituras e contadores
- Faturas e pagamentos
- Serviços e vantagens
- Soluções sustentáveis
- Área de cliente EDP
- Canais presenciais
- Equipamentos
- Avarias e visitas técnicas
O que é um escalão de consumo de gás?
O que é um escalão de consumo?
Todos os consumidores domésticos de gás natural estão ligados em baixa pressão e têm consumos anuais inferiores ou iguais a 10.000 m3. Caso contrário, são considerados clientes industriais. No mercado livre, a tarifa de gás natural de baixa pressão divide-se em quatro escalões, segundo o consumo anual do cliente, até àquele valor máximo.
Quais os escalões existentes?
Existem quatro escalões de consumo para clientes domésticos. Quanto maior for o consumo, maior é o escalão:
- Escalão 1 – 0 a 220 m3/ano
- Escalão 2 - 221 a 500 m3/ano
- Escalão 3 – 501 a 1.000 m3/ano
- Escalão 4 – 1.001 a 10.000 m3/ano
Escalões diferentes correspondem a tarifas diferentes?
Sim. O valor da tarifa depende do escalão de consumo de cada cliente, que é determinado pelo respetivo consumo anual de energia. No mercado livre, a tarifa de venda de gás natural a clientes finais é obtida através da soma de duas parcelas:
Tarifa de Acesso às Redes
Esta componente é definida pela Entidade Reguladora dos Serviços de Energia (ERSE) e é paga por todos os consumidores de gás natural. É a soma das tarifas de Uso Global do Sistema, Uso da Rede de Transporte (saída) e Uso da Rede de Distribuição.
Tarifa de Energia e Comercialização
Esta é a componente não regulada do preço do gás natural no mercado livre. Inclui o custo de aprovisionamento de gás (Uso do Terminal, Uso do Armazenamento Subterrâneo e Uso da Rede de Transporte – saída) e o custo de comercialização.
Como sei qual o meu escalão de consumo?
O escalão de consumo de cada cliente doméstico é ajustado anualmente e de forma automática pelo seu operador de rede de distribuição, com base no consumo verificado no ano anterior. Iremos informá-lo caso ocorra uma alteração de escalão.
Para consultar o seu atual escalão de consumo, aceda à sua área de cliente e:
- Selecione o contrato pretendido
- Aceda a Alterações ao contrato
- Na secção Gás, em Ponto de Entrega, encontra o seu escalão de consumo de gás
Saiba o que fazer caso tenha ficado sem gás natural aqui.
Mais pesquisadas
O que é a opção horária e qual a melhor para mim?
A opção horária é a forma como a eletricidade é faturada. Determina se o preço é o mesmo a qualquer hora (opção simples) ou se há horários mais económicos que outros (bi-horária/tri-horária). A melhor opção para si depende do seu nível e horário de consumo
O que é a potência contratada e qual devo escolher?
A potência contratada define o valor máximo de eletricidade que a sua instalação elétrica pode receber. Esta irá determinar o número de equipamentos elétricos que poderá ligar em simultâneo.
O que é o CPE e o CUI e como posso obtê-los?
O Código de Ponto de Entrega (CPE) identifica a instalação de eletricidade e o Código Universal da Instalação (CUI) identifica a de gás natural. Pode encontrá-los nas faturas de gás e eletricidade da morada ou junto do Operador de Rede de Distribuição.