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Visitas técnicas de gás natural
O que pode motivar a visita técnica de gás natural?
Ao celebrar ou alterar a titularidade de um contrato de fornecimento de gás natural com a EDP no mercado livre, a ligação à rede será feita pela empresa distribuidora de gás, responsável por fazer chegar o gás natural a sua casa. As leituras do seu contador e a assistência em caso de avaria ou emergência, igualmente a cargo do distribuidor, também são visitas técnicas possíveis.
Fiz um novo contrato de gás natural. Tenho de agendar a visita técnica?
O agendamento da visita para ligação à rede é da responsabilidade do distribuidor de gás natural. Receberá um telefonema para agendar o dia e hora da visita.
Saiba em que situações precisa de realizar uma visita técnica de gás natural aqui.
Como funciona a visita para ligação à rede?
A visita é feita em conjunto por um inspetor credenciado e por um técnico da empresa distribuidora de gás da sua área geográfica. O inspetor irá certificar a sua instalação de gás - só após essa validação é que a sua habitação poderá ter fornecimento de gás natural. O técnico será responsável pela ligação à rede, após certificação das condições de segurança por parte do inspetor.
Qual o custo da visita?
O custo é de 60€ para clientes particulares e de 80€ para clientes com estabelecimentos comerciais. O pagamento é feito à entidade inspetora.
Foram encontradas anomalias na minha instalação de gás natural. E agora?
Se durante a visita técnica de gás natural forem identificadas falhas na instalação de gás natural, podem ter lugar duas situações:
- Foram encontradas anomalias críticas: A ligação à rede não poderá ser feita até as anomalias serem reparadas. Após a reparação, terá de agendar uma nova inspeção à sua instalação.
- Foram encontradas anomalias não críticas: O inspetor dará autorização ao abastecimento de gás, sob condição de uma nova inspeção no prazo de 90 dias para verificação da reparação das irregularidades não críticas. Deverá contactar-nos para agendamento desta nova visita, através da linha 213 53 53 53 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional) ou das nossas lojas e agentes.
Mais pesquisadas
Fiquei sem eletricidade. O que devo fazer?
Primeiro, tente identificar a origem da falha. Verifique se existe luz na rua, se os vizinhos têm luz, se tem os pagamentos em dia ou se algum equipamento fez "disparar" o disjuntor/quadro. Caso não encontre o problema, ligue para o 800 506 506.
Fiquei sem gás natural. O que devo fazer?
Primeiro, tente identificar a origem da falha. Verifique se tem gás em algum dos equipamentos (se tiver, o problema pode ser do aparelho) ou se fechou as torneiras de segurança por engano. Caso não encontre o problema, contacte o seu distribuidor de gás.
O meu equipamento avariou. O que devo fazer?
Se for cliente Pack EDP ou Funciona pode pedir uma assistência técnica de acordo com o plafond anual do serviço que tenha contratualizado. Caso tenha adquirido uma solução de equipamentos EDP saiba como proceder em caso de avaria.