Perguntas frequentes
Ainda com dificuldades de localizar? Veja onde encontrar sua potência na fatura em como ler a sua fatura.
- Energia Solar
- Descobrir o mercado livre
- Conhecer a oferta de energia
-
Conhecer serviços empresariais
- Auditoria energética
- Aumento nível de tensão
- Certificação de gás
- Certificação energética
- Eliminação custo reativa
- Geral
- Gestão consumos
- Gestão consumos light
- Iluminação eficiente
- Integra
- Motores de alto rendimento
- PPEC
- Save To Compete
- Sistemas de águas sanitárias (AQS)
- Sistemas de aquecimento, ventilação e AC
- Sistemas de ar comprimido
- Técnico responsável de exploração
- Variadores eletrónicos de velocidade
- Realizar um novo contrato
- Alterar o contrato da minha empresa
- Enviar leituras
- Sobre faturas e pagamentos
- Fiquei sem eletricidade ou gás natural
- Sobre a Área de Cliente Empresas - a área de cliente da sua empresa
- Declarações de Inexistência de Dívidas
- Mobilidade elétrica
- Canais presenciais
- Energia Solar
- Descobrir o mercado livre
- Conhecer a oferta de energia
-
Conhecer serviços empresariais
- Auditoria energética
- Aumento nível de tensão
- Certificação de gás
- Certificação energética
- Eliminação custo reativa
- Geral
- Gestão consumos
- Gestão consumos light
- Iluminação eficiente
- Integra
- Motores de alto rendimento
- PPEC
- Save To Compete
- Sistemas de águas sanitárias (AQS)
- Sistemas de aquecimento, ventilação e AC
- Sistemas de ar comprimido
- Técnico responsável de exploração
- Variadores eletrónicos de velocidade
- Realizar um novo contrato
- Alterar o contrato da minha empresa
- Enviar leituras
- Sobre faturas e pagamentos
- Fiquei sem eletricidade ou gás natural
- Sobre a Área de Cliente Empresas - a área de cliente da sua empresa
- Declarações de Inexistência de Dívidas
- Mobilidade elétrica
- Canais presenciais
O que acontece após a inspeção de gás?
O que acontece quando a certificação é aprovada?
Após a realização da inspeção, o cliente fica com o relatório de inspeção elaborado pela Entidade Inspetora. O certificado da inspeção é depois enviado para a morada da instalação, deve guardá-lo para o apresentar sempre que lhe for pedido.
O que acontece quando reprova a Inspeção?
Após a realização da inspeção, o cliente fica com o relatório de inspeção elaborado pela Entidade Inspetora.
Se reprovou a inspeção, o relatório pode referir dois tipos de defeitos:
- Inspeção reprovada por defeitos graves
Nestes casos são detetados defeitos graves na instalação de gás que põe em causa a sua segurança. A utilização dos aparelhos a gás deve ser suspensa até que os defeitos sejam reparados.
A Entidade Inspetora comunicará ao distribuidor o resultado da inspeção e o mesmo suspende o abastecimento de gás à instalação.
Para que a instalação volte a ser abastecida de gás, é obrigatório a realização de uma nova inspeção à instalação com os defeitos encontrados já corrigidos. - Inspeção reprovada por defeitos não graves
Nestes casos são detetados defeitos na instalação de gás.
A Entidade Inspetora comunicará ao distribuidor a deteção dos defeitos. O cliente terá de reparar os defeitos num prazo inferior a 60 dias. Caso o cliente não realize a reparação dos defeitos num prazo inferior a 60 dias, o distribuidor suspenderá o abastecimento de gás à instalação. Para que seja emitido o certificado de inspeção é obrigatório a realização de uma nova inspeção à instalação.
Após a realização da inspeção, a sua empresa fica com o relatório de inspeção elaborado pela Entidade Inspetora. O certificado da inspeção é depois enviado para a morada da instalação, deve guardá-lo para o apresentar sempre que lhe for pedido.
Após a realização da inspeção, a sua empresa fica com o relatório de inspeção elaborado pela Entidade Inspetora.
Se reprovou a inspeção, o relatório pode referir dois tipos de defeitos:
- Inspeção reprovada por defeitos críticos
Nestes casos são detetados defeitos graves na instalação de gás que põe em causa a sua segurança. A utilização dos aparelhos a gás deve ser suspensa até que os defeitos sejam reparados.
A Entidade Inspetora comunicará ao distribuidor o resultado da inspeção e o mesmo suspende o abastecimento de gás à instalação.
Para que a instalação volte a ser abastecida de gás, é obrigatório a realização de uma nova inspeção à instalação com os defeitos encontrados já corrigidos.
- Inspeção reprovada por defeitos não críticos
Nestes casos são detetados defeitos na instalação de gás.
A Entidade Inspetora comunicará ao distribuidor a deteção dos defeitos.
O cliente terá de reparar os defeitos num prazo inferior a 90 dias. Caso o cliente não realize a reparação dos defeitos num prazo inferior a 90 dias, o distribuidor suspenderá o abastecimento de gás à instalação. Para que seja emitido o certificado de inspeção é obrigatório a realização de uma nova inspeção à instalação.
Mais pesquisadas
Quando é necessário realizar uma inspeção de Gás e o que tenho de fazer?
Existem situações específicas em que é necessário realizar uma inspeção de gás. Saiba em quais e o que tem de fazer.
O que é a Certificação de Gás e o que esperar?
O serviço de Certificação de Gás verifica a segurança da sua instalação de gás através da inspeção efetuada pelas nossas entidades inspetoras parceiras e credenciadas junto da DGEG.
Preciso de um certificado para contratar gás natural com a EDP em mercado livre?
Precisa de um certificado de gás se a instalação for nova. No caso de alteração de titular ou comercializador apenas precisa de certificação caso a anterior já não tenha validade.