Seja porque está ausente ou porque produz mais energia num determinado momento face ao que está a consumir, é possível que esteja a gerar excedentes de produção que são enviados para a rede pública.
Agora já é possível vender os excedentes à EDP, otimizando ainda mais o seu sistema solar.
Comece a vender o seu excedente de energia solar
Seja um dos primeiros e saiba o que precisa para começar a vender a energia dos seus painéis.
Os valores apresentados são meramente indicativos e calculados assumindo o preço médio OMIE de 2023, entre as 10h e as 16h (0,07427€/kWh) e custos de serviço EDP Comercial (no valor de 25% face ao preço do OMIE). Saiba mais sobre os preços de energia e custos de serviço aqui.
Para começar a vender a sua energia precisa de ter atividade aberta no CAE 35113 (Produção de eletricidade de origem eólica, geotérmica, solar e de outra origem, n.e.) em declarações emitidas até 31/dez/24, ou 35123 (Produção de eletricidade de origem solar) em declarações de atividade emitidas a partir de 1/jan/25. Veja o caso que se aplica a si e siga os passos necessários:
Para aderir à venda de excedentes necessita ter um documento de comprovativo de IBAN com validade inferior a 6 meses. São válidos como comprovativo os seguintes documentos:
Este comprovativo é o que torna possível a comunicação da faturação às Finanças. Pode obter este comprovativo no portal da Autoridade Tributária de forma 100% online.
Acompanhe a sua produção e consumo para uma gestão de energia mais eficiente
- Monitorizar consumos
- Gestão em tempo real
- Controlar produção
- Receber alertas