No que diz respeito ao carregamento de carros elétricos, existem quatro tipos de tomadas mais usadas e acessíveis no mercado. Conheça-as e perceba as suas diferenças.
O mercado está cada vez mais uniformizado, mas há ainda alguma variedade de tomadas disponíveis e viáveis para carregar um carro elétrico. A sua maior ou menor utilização depende da origem do fabricante, mas também da geografia da comercialização do veículo, uma vez que há plugs mais usados na Europa do que no território americano, por exemplo.
É sempre possível, com o equipamento certo e condições de segurança, carregar um veículo elétrico numa tomada doméstica, mas esta não é a opção mais rápida e viável. Indicamos, neste artigo, quais os tipos de instalação de tomadas elétricas mais utilizados atualmente e que podem ser encontradas mais facilmente no mercado europeu.
TIPO 1 - SAE J1772
O SAE J1772 tornou-se um dos conectores mais comuns nos Estados Unidos com uma potência máxima de 19,2 kW , que se trata de uma das menores do mercado, com pinos de fase, neutro e terra. Além destes, possui também duas tomadas que ajudam a garantir uma ligação estável, evitando que o carregador se desligue, sendo um carregador monofásico.
Muito utilizado por fabricantes americanos e asiáticos, esta conexão está presente em modelos como o Nissan Leaf (de 2017 ou anterior), Toyota Prius Plug-in Hybrid ou Mitsubishi Outlander. Alguns destes veículos trazem uma segunda conexão - CHAdeMO - que permitem que o carro se ligue a postos de carregamento rápido.
TIPO 2 - Mennekes
O conector tipo 2 IEC 62196, muitas vezes referido como Mennekes, é usado principalmente na Europa, uma vez que foi declarado “standard” pela união europeia.
A tomada, é também conhecida como Tipo 2, é um conector de carregamento para veículos elétricos conhecido pela sua versatilidade e capacidade de suportar carregamentos com corrente alternada (CA) e corrente contínua (CC).
A potência de carregamento pode variar entre 3kW e 50kW, sendo que o mais comum é carregar até 7,4kW (32A) em monofásico e 22kW (3x32A) em trifásico. A sua aderência generalizada na Europa tornou-o importante para a indústria de veículos elétricos e infraestruturas de carregamentos.
Tipo 3 - CHAdeMO
O modelo CHAdeMO foi criado em 2010 pelas cinco grandes marcas japonesas Honda, Nissan, Mitsubishi, Subaru e Toyota. É nesse país que é mais usado.
O CHAdeMo, é considerado um padrão de carregamento rápido para elétricos, utilizando um conector específico capaz de fornecer um carregamento em corrente contínua (CC) a veículos elétricos considerados compatíveis.
Com uma potência máxima de 60 kW e 500V é usado para carregamentos rápidos, o que significa que, em média (e dependendo da capacidade da bateria), carrega 80% da mesma em cerca de 20 minutos.
É destacado pela sua confiabilidade, tornando-se um padrão global para o carregamento rápido de veículos elétricos em vários países, além de eficiente, é rápido, tornando-se o preferido de muitos proprietários deste tipo de veículo.
Conector CCS
Também usado para carregamentos rápidos, o conector CCS permite fazer carregamentos a uma potência de até 50kW, em corrente contínua. No entanto, também permite recarga lenta (ou rápida) em corrente alternada.
As letras significam Combined Charging System e existem dois tipos:
- CCS Tipo 1 (uma evolução do tipo 1 normal) ou Combined Charging System Type 1, é um padrão de carregamento para veículos elétricos, este é bastante usado na América do Norte e em alguns outros países, tem a capacidade de carregar veículos elétricos com corrente alternada (CA) e corrente contínua (CC).
As especificações do CCS Tipo 1 incluem - um conector de carregamento de 7 pinos, suporte para carregamento de até 80 kW em corrente contínua e até 43 kW em corrente alternada. Além disso, o CCS Tipo 1 é projetado para garantir a segurança entre diferentes veículos elétricos e infraestruturas de carregamento.
- O CCS Tipo 2 (evolução do tipo 2 normal), ou Combined Charging System Type 2, é um padrão de carregamento para veículos elétricos utilizado na Europa e em vários mercados. Trata-se de uma evolução do Tipo 2 normal e oferece várias melhorias e funcionalidades adicionais.
As especificações do CCS Tipo 2 incluem um conector de carregamento de 7 pinos, suporte para carregamento de até 350 kW em corrente contínua e até 43 kW em corrente alternada. Além disso, o CCS Tipo 2 oferece ainda comunicação bidirecional, o que significa que os veículos podem não apenas receber energia, mas também devolvê-la à rede, permitindo a implementação de tecnologias de armazenamento de energia e a participação ativa na gestão da rede elétrica.
Agora que já sabe mais sobre os diferentes tipos de carregadores, conheça as soluções de Mobilidade Elétrica que a EDP tem para si. Seja para carregar em casa ou na rede pública com o cartão CEME, dê energia ao seu carro elétrico de forma simples, cómoda e eficaz.