Siga estas dicas para ter pratos mais brilhantes e uma carteira mais cheia.
Pode parecer a atividade doméstica mais simples e sem segredos do mundo, mas até para lavar a loiça há vários truques que pode pôr em prática, não só para deixar os seus pratos a brilhar como para poupar nas contas no fim do mês. Afinal, qual a forma mais eficaz de lavar a loiça? Siga estas dicas para ter pratos mais brilhantes e uma carteira mais cheia.
1. Evite a pré-lavagem desnecessária
A rotina está instalada. Levantar a mesa, passar os pratos, travessas e talheres por água e pô-los na máquina. Certo? Errado. Evite este gesto e aposte em raspar bem os restos e excesso de comida para o caixote do lixo, caso faça uma máquina de seguida. Pode parecer pouco, mas esta pequena mudança vai fazê-lo poupar muitos litros de água no final do ano, o que não só é bom para o ambiente como também para a sua carteira. Se não fizer uma máquina de seguida opte por uma pré-lavagem rápida, para evitar a acumulação de restos de comida que podem ser mais difíceis de lavar.
2. Ponha a máquina a funcionar apenas quando estiver cheia
É tentador pôr a máquina de lavar a loiça a funcionar quando ainda está meio-cheia, sobretudo quando a família é pequena e parece que demora uma eternidade a encher. Mas a verdade é que se o evitar vai poupar bastante dinheiro no fim do mês, seja na conta da água, seja na conta da eletricidade. Mesmo que use o programa meia máquina vai sempre fazer mais máquinas do que se esperar para a encher. Caso se preocupe com a eficácia da lavagem numa máquina cheia, junte um pouco de abrilhantador: é o suficiente para fazer os seus pratos brilharem. E deixe sempre uma pequena margem para a boa circulação de água e detergente. Opte, sempre que possível, por programas económicos.
3. Maximize o seu tarifário
Caso tenha tarifa bi-horária ou tri-horária certifique-se que coloca a máquina de lavar loiça a funcionar no horário mais económico para si. Programe a sua máquina para iniciar a lavagem num horário mais conveniente.
4. Escolha uma máquina eficiente
As máquinas de lavar a loiça mais recentes utilizam, no geral, muito menos água num ciclo de lavagem que as mais antigas. Se vai comprar uma máquina nova, certifique-se de que é a escolha mais eficiente e económica para si. Se não estava a pensar trocar, faça as contas. Talvez se surpreenda com o que pode poupar mensalmente caso a sua máquina já tenha uns bons anos.
5. Não se esqueça de ler o manual de instruções
Pense bem: quando comprou a máquina dedicou algum tempo à leitura do livro de instruções? Provavelmente não. Parece muito simples escolher um programa e colocar a máquina a funcionar. Mas a verdade é que uns minutos podem significar uma otimização da máquina e garantir uma lavagem mais eficaz, aliada a uma maior poupança. Não custa tentar.
6. Arrume a loiça na máquina de forma eficiente
Cada pessoa tem a sua forma de arrumar a loiça na máquina e não são poucas as discussões que os vários métodos podem causar no seio familiar. Mas há algo que parece ser consensual: pratos em baixo, copos em cima. Mas atenção: se os copos forem muito altos podem ter que ser colocados na prateleira de baixo. E o pé deve sempre ficar virado para cima. Há máquinas de loiça que têm acessórios específicos para copos de vinho. Confirme se é o caso da sua. Os pratos maiores devem ser arrumados juntos para uma melhor circulação da água. Coloque-os na parte de trás da máquina. Utensílios de cozinha maiores que talheres normais devem ser colocados na prateleira de cima. E atenção às tigelas: não as empilhe porque vai dificultar não só a sua lavagem como a do resto da loiça. Ponha-as viradas para baixo, lado a lado.
7. Evite lavar a loiça à mão
Por vezes pode parecer mais simples e rápido mas a verdade é que não é mais económico. Claro que se tiver apenas um prato para lavar o melhor é fazê-lo à mão, mas em quantidades maiores convém fazê-lo na máquina. As máquinas atuais gastam pouca água e garantem uma boa eficácia na lavagem. Claro que não estamos a falar de fazer máquinas quase vazias mas na hora de lavar à mão pense bem: não pode mesmo esperar para ter essa loiça limpa? Para uma família pequena o que mais compensa é mesmo juntar a loiça de várias refeições numa única máquina. Não só poupa dinheiro, como poupa o ambiente. Se ainda lava a loiça à mão, aposte numa máquina de lavar a loiça que lhe fará poupar tempo e dinheiro.