Os dias mais quentes chegaram e apostar no isolamento térmico e num sistema de climatização eficiente são duas medidas fundamentais para refrescar a sua casa no Verão. Saiba mais sobre estas e outras dicas neste artigo.
Com a chegada do Verão, pode tornar-se verdadeiramente insuportável estar em casa, sobretudo nas horas de maior calor. Este é o resultado de uma deficiente eficiência energética em Portugal, cujo parque habitacional ainda não está preparado nem para os dias mais frios, nem para os dias mais quentes.
Justamente por isto, a aposta num isolamento térmico eficaz é fundamental. Mas existem mais soluções para manter a sua casa mais fresca e confortável nos dias de maior calor. Conheça-as aqui.
1. Escolha o sistema de climatização adequado
Viver com conforto térmico no nosso país obriga muitas vezes a investir em equipamentos de climatização, como o ar condicionado, aquecedores ou até mesmo ventoinhas. Isto porque a grande maioria das construções em Portugal não recorrem ao isolamento com materiais construtivos de qualidade, implicando um maior gasto nestes sistemas posteriormente.
Assim, grande parte das casas portuguesas recorre a soluções de climatização elétricas e económicas, como as ventoinhas, sejam elas portáteis, de teto ou de parede. No entanto, esta solução representa um fraco desempenho energético ao longo da sua utilização. A alternativa será mesmo optar pelo ar condicionado, pois além de ser mais eficiente e rápido a refrescar o ambiente, também evita que se tenha de investir em vários equipamentos ao longo do ano. Aliás, o ar condicionado combina as funções de todas as outras alternativas para climatização do espaço: arrefece, aquece e retira a humidade do ambiente. Ou seja, é uma solução que lhe permite climatizar a casa todo o ano com apenas um equipamento, que pode ser:
Ar Condicionado Portátil
Uma única unidade com todos os componentes e com um tubo de ligação ao exterior. É de fácil deslocação e não requer instalação, mas é necessário ter uma janela ou uma abertura perto do aparelho para colocação do tubo. Esta acaba por ser a solução mais eficiente para quem, por exemplo, não tem a possibilidade de fazer obras para colocar uma máquina exterior na fachada (como implica o ar condicionado monosplit e multisplit), pois não é autorizado pelo condomínio ou não existe espaço para a instalação.
Ar Condicionado Monosplit
Com uma unidade exterior e outra interior. É mais eficiente do que os sistemas portáteis e é de fácil instalação, mas só permite climatizar uma única divisão da casa. No entanto, é uma solução mais eficiente do que o ar condicionado portátil.
Ar Condicionado Multisplit
Tem uma unidade exterior que pode ser ligada a várias unidades interiores. Ou seja, permite abranger diferentes divisões da casa, controlar individualmente a temperatura ambiente e utilizar diferentes configurações para as unidades interiores, embora não permita ciclos de aquecimento e arrefecimento simultâneos.
2. Aposte num bom isolamento térmico
O isolamento térmico não funciona apenas no inverno, quando queremos manter o calor dentro de casa. Aplica-se também ao verão, para evitar que o calor entre em casa.
Um bom isolamento térmico de portas e janelas é a regra fundamental para não deixar entrar temperaturas indesejadas em sua casa, sejam frias ou quentes. No futuro, poderá ainda prever o isolamento de telhados e fachadas, que precisam de mais investimento, mas que são também importantes para manter temperaturas equilibradas no interior de casa.
3. Feche portas, janelas e portadas de dia
Durante o dia e nas horas de maior calor, feche portas, janelas, portadas, corra os estores e as cortinas, para não deixar que o sol abrasivo entre sem convite. No caso de não os ter, pode usar toldos para criar sombras extra para a fachada da sua casa. O uso de janelas pequenas, recuadas em relação à fachada, permite também que a profundidade do vão funcione como sombreamento. Com estes gestos, conseguirá manter a temperatura mais agradável, refrescando o ambiente interior.
4. Abra janelas à noite
Já à noite, abra duas ou mais janelas opostas, de forma a criar corrente de ar. Ao arrefecer as paredes durante a noite, a sua casa resiste melhor às temperaturas extremas ao longo do dia. Além disto, estará a melhorar a qualidade do ar interior da sua casa.
5. Opte por cores claras
Esta dica serve tanto para o seu vestuário de verão, como para a sua casa. O uso de cores claras no exterior do edifício, mas também no interior, servirá para refletir a radiação solar incidente.
6. Escolha lâmpadas LED
Além de serem mais económicas, duradouras e sustentáveis, uma vez que economizam mais energia, as lâmpadas LED também ajudam a manter a sua casa mais fresca, uma vez que não emitem tanto calor.
7. Aposte em plantas, dentro e fora de casa
Se tiver um pátio ou um jardim, use a vegetação como forma de sombreamento passivo. Por exemplo, uma parreira à porta de entrada funcionará como uma barreira natural à entrada do calor em sua casa. O mesmo serve para janelas ou varandas, e até para o interior da casa. Isto porque, através da evapotranspiração e da evaporação, as plantas humedecem o ambiente e refrescam a sua casa.
Outra alternativa - quiçá a melhor – para o exterior é apostar em plantar árvores de folha caduca, como uma figueira ou uma cerejeira. Isto vai permitir que, durante o verão, quando estas árvores estão completamente "vestidas”, as folhas protejam a entrada de sol direto em casa que leve ao seu aquecimento e que no inverno quando as folhas caem, deixem entrar mais sol que ajudem a aquecer a casa nos meses frios. Desta forma tem um precioso aliado para controlar a temperatura da sua casa durante todo o ano.
8. Prefira os churrascos no exterior e mantenha o forno desligado
No dias mais quentes, e se tiver essa possibilidade, aproveite o seu barbecue no jardim ou do seu grelhador na varanda. Evite ao máximo ligar o forno, uma vez que aquecerá automaticamente o ambiente. O mesmo é válido para o fogão: as refeições mais demoradas são boas no inverno para lhe aquecer a casa. No verão, aposte em refeições mais leves e saudáveis, como as saladas frias.
Estas são algumas das técnicas para conseguir refrescar a casa naturalmente e quase todas promovem também a sustentabilidade do seu lar. Por isso, está na hora de as pôr em prática para um melhor conforto térmico na sua habitação nos meses de maior calor.