Com as baterias solares, já é possível armazenar o excedente de energia produzida pelos seus painéis solares. Conheça todas as vantagens desta solução.
Quem já tem painéis solares, conhece bem o dilema: as horas de maior produção de energia podem nem sempre coincidir com as horas de maior consumo energético. Isto porque, muitas vezes, estamos fora de casa durante o dia quando os painéis solares estão no auge da sua produção e, por isso, os consumos tendem a ser inferiores. Ou seja, nem toda a energia que é gerada pelos painéis acaba por ser consumida pelos equipamentos de casa.
Mas já há uma solução: as baterias para painéis solares. Energia do sol de noite e dia? Sim, é possível!
Fique connosco, pois contamos-lhe abaixo todos os benefícios de juntar uma bateria solar ao seu sistema de painéis fotovoltaicos.
1. Maximização do potencial dos painéis
Gerar energia através de fontes renováveis não é tão previsível como a que resulta das centrais termoelétricas. A razão é simples: esta produção está dependente de fenómenos naturais e não da ação humana. No caso dos painéis solares fotovoltaicos, quando não há sol, não se produz energia, precisamente nos momentos em que o consumo costuma ser elevado - a partir do final da tarde e à noite.
A resposta a este desafio é o armazenamento de energia solar em baterias. Aliada aos painéis, que permitem a produção de energia solar para alimentar os consumos existentes no momento, a bateria solar vem permitir armazenar a produção excedente. Desta forma, a energia produzida pelos painéis solares e não usada no autoconsumo não é desperdiçada, podendo utilizá-la mais tarde, quando as células fotovoltaicas não estão a produzir por falta de luz solar - por exemplo, à noite.
2. Gestão inteligente da bateria
A gestão inteligente da bateria é uma funcionalidade sem qualquer custo, que permite aos clientes EDP carregar a sua bateria através da energia solar, mas também através da energia da rede, em alturas em que o preço é mais reduzido, a poupança das baterias aumenta em média 15%.
Esta funcionalidade é calculada em tempo real, através de um algoritmo que tem a capacidade de identificar 3 casos distintos:
- Consumos mais elevados no período da manhã - onde a bateria carrega ao longo da noite por um valor mais baixo e evita consumir da rede num período mais caro;
- Tri-horários - ao longo da tarde é possível também efetuar carregamentos, de modo a compensar o período mais elevado de consumo;
- Produção mais baixa – quando está nublado ou a chover – existe aqui a necessidade de carregar no período da noite, mais barato, para suportar a necessidade ao longo do dia;
3. Maior independência energética
Com as baterias solares adequadas ao número de painéis solares instalados e ao consumo da casa, é possível obter uma maior independência energética, isto é, não depender tanto da rede. Com esta opção de armazenamento de energia a redução do consumo da rede pode mesmo chegar aos 70%.
4. Poupança na fatura da eletricidade
Ao captar a energia extra nas alturas do dia em que a produção ultrapassa as necessidades de consumo, este equipamento garante que a eletricidade gerada pelos painéis solares não é injetada na rede, mas sim aproveitada. Nos consumos de eletricidade mensais de uma casa, isso traduz-se numa poupança adicional significativa em relação às vantagens que já existem na utilização de painéis solares.
Assim, com a independência face à rede, vem uma poupança maior na conta da eletricidade. Esta redução será sempre proporcional e pode ter a seu favor as tarifas bi-horárias. No caso de ter de usar eletricidade da rede só à noite, está a usar energia essencialmente no seu horário mais barato.
5. Maior utilização de energia 100% verde
A eletricidade produzida através dos painéis fotovoltaicos é 100% limpa e ao aumentar o seu consumo – quer seja diretamente dos painéis ou através da bateria – ajuda a diminuir a dependência da rede, cuja geração ainda pode estar em fontes não renováveis.
Procura uma bateria solar? Temos a solução para si
A Bateria Solar EDP torna a aposta em painéis fotovoltaicos mais rentável para a sua casa, podendo gerar uma independência energética de até 70%. Esta bateria, fabricada pela Huawei, usa a tecnologia LFP (Lítio-ferrofosfato) e tem 10 anos de garantia, assegurando-lhe, no mínimo, 60% da sua capacidade no final desse período.
Com este sistema de armazenamento de energia, tem ainda a possibilidade de observar os seus consumos em tempo real através da aplicação para smartphones EDP Solar. Através desta, receberá alertas para monitorizar a produção e poder gerir os consumos.
Para quem ainda não tem painéis solares, a instalação pode ser facilitada e personalizada pela EDP.
A associação de uma bateria estacionária aos painéis fotovoltaicos é mais um passo para tornar uma casa mais sustentável e mais próxima de uma smart home, em que cada aparelho é gerido à medida das necessidades dos seus utilizadores.