O ar condicionado pode mesmo ser a solução mais eficiente para aquecer ou arrefecer a casa. Mas como saber a potência (BTU) necessária para otimizar a performance do equipamento? Nós explicamos.

Uma casa fria no inverno e quente no verão ainda é um problema comum em Portugal. Grande parte das habitações apresentam um défice em eficiência energética, o que impacta, naturalmente, o seu conforto térmico. A melhor solução é o investimento em equipamentos de climatização, para aquecimento e arrefecimento do ambiente.

O ar condicionado surge aqui como uma das soluções mais eficientes e também menos dispendiosas, além de ser ideal para todas as alturas do ano, uma vez que aquece e arrefece a casa, podendo ser usado facilmente apenas nas alturas em que é necessário.

O que distingue um ar condicionado?

Um sistema de ar condicionado é composto por unidades exteriores e interiores, podendo ser de dois tipos: monosplit (para climatizar uma divisão apenas) ou multisplit (recomendado para climatizar duas ou mais divisões).


É um equipamento silencioso, que pode ser instalado em diversas divisões da casa, adaptando diferentes temperaturas nas mesmas, conforme as suas necessidades.

 
Mas como sei qual a potência necessária e adequada à minha casa para ter um ar condicionado?”, deve estar a perguntar-se. Nós ajudamos a responder a esta e a outras questões, para que possa fazer a melhor escolha.

Como escolher o ar condicionado através do BTU

Antes de mais, há uma palavra, ou sigla, que deve conhecer: BTU. É esta sigla, e o número que a acompanha, que precisa de procurar nas características do equipamento, depois de calcular as necessidades da casa. Mas vamos explicar melhor:

O que é o BTU?

BTU (British Thermal Unit, unidade térmica britânica), representa o calor necessário para subir a temperatura de água ou a energia necessária para transferir calor ou frio entre o interior e o exterior de uma divisão. Assim, é a unidade de medida que determina a potência de um ar condicionado.

Como se distingue o BTU?

Quanto maior for o número de BTU, maior será a potência de aquecimento e arrefecimento do aparelho e mais fácil será satisfazer as suas necessidades de temperatura, embora quanto maior a potência também maior o gasto de energia. Para um ar condicionado residencial, o BTU mais habitual varia entre 9.000 e 18.000. No entanto, poderá também encontrar este equipamento com apenas 7.000 BTUs ou até 30.000 ou mais.

Como encontrar a potência certa? 

Aqui, é importante que faça algumas contas até chegar à potência considerada ideal para o espaço que pretende climatizar. Esse cálculo passa principalmente pelas áreas das divisões em questão (m2). Mas se estiver indeciso em adquirir um equipamento com potência BTU acima ou abaixo, deve ter em atenção alguns fatores relevantes, tais como o número de pessoas que geralmente estão no mesmo espaço, a potência dos restantes equipamentos elétricos, o isolamento térmico, a exposição solar e outros.

Na altura de calcular o BTU, lembre-se que se o ar condicionado tiver uma potência inferior às necessidades da área a climatizar, poderá ficar aquém das suas necessidades e não compensar o investimento. Além de que se trata de equipamento com uma longa duração, pelo que pode ter em conta necessidades futuras, como uma divisão vazia que pode vir a ser usada como quarto ou escritório.

Como calcular BTU?

Vamos a exemplos concretos para o ajudar neste cálculo e selecionar a potência de ar condicionado mais adequada.

  • Potência BTU para uma divisão pequena:

Por norma, para o nosso clima e construção típica, um equipamento de 9.000 BTU é suficiente para um quarto ou uma pequena sala, com menos de 18 m2. Menos potente do que isso, só se precisar de climatizar um pequeno escritório, por exemplo, onde concentre parte do seu dia.

  • Potência BTU para divisões intermédias:

Para um quarto maior ou uma sala média, entre 20 e 30 m2, já será mais adequado escolher um equipamento de ar condicionado com uma potência de 12.000 BTU. Capaz de melhorar o conforto da divisão onde passa os serões ou para aumentar mais rapidamente a temperatura no quarto.

  • Potência BTU para salas maiores:

Para divisões mais amplas, salas maiores do que 30 m2, o melhor mesmo é optar por duas unidades de 9.000 BTU ou uma de 18.000 BTU. Em espaços bastante grandes ou com um formato mais irregular, como um L, pode mesmo compensar ou ser aconselhável instalar um ar condicionado multisplit nessa divisão.