Os equipamentos de ar condicionado (AC) podem gerar até 4 vezes mais calor do que um aquecedor elétrico, tornando-os uma opção altamente eficiente para climatização. No entanto, se tiver um AC é possível poupar ainda mais, apenas com uma utilização consciente do equipamento.
Em Portugal, a climatização representa o 2º maior consumo de energia nas nossas casas (24%) e para quem tem ar condicionado em casa (apesar da sua alta eficiência) é fundamental adotar práticas conscientes no seu uso diário. Ao fazê-lo, não só poupa energia como também prolonga a vida útil do seu equipamento.
Descubra os 3 hábitos que mais podem contribuir para a redução do consumo de energia com o ar condicionado:
1. Ajuste a temperatura no Verão e no Inverno
A temperatura recomendada para climatização do ambiente são 18°C no inverno e 25°C no verão. Uma variação de apenas 2°C na temperatura de funcionamento pode representar um consumo de até mais 50€ por ano 1, pelo que é preferível ajustar a temperatura de forma gradual e consistente. Evite alterações drásticas na temperatura porque isso traduz-se num maior consumo de energia.
2. Faça a manutenção regular dos filtros
É recomendada a limpeza ou substituição dos filtros pelo menos a cada 2 meses. Filtros sujos podem diminuir a eficiência do sistema em até 15% 2 e afetar a qualidade do ar interno da sua casa. Sem a devida manutenção, partículas nocivas e alérgenos circulam livremente, podendo levar a problemas de saúde a longo prazo, como doenças respiratórias e asma. Também evita falhas prematuras no equipamento, poupando custos de reparação ou substituição 3.
3. Abra e feche as cortinas e persianas, consoante a estação
Durante os meses mais frios, aproveite o calor do sol durante o dia para aquecer os espaços de forma natural. À noite, feche-as para reter o calor e reduzir a necessidade de utilizar o ar condicionado para aquecimento. No verão, faça o oposto: mantenha as cortinas e persianas fechadas durante o dia para bloquear a entrada de calor e abra-as à noite para permitir a entrada de ar fresco
Caso não tenha um ar condicionado, saiba que ao trocar o tradicional aquecedor elétrico pelo AC poderá poupar até 200€ por ano .