Consideramos energia sustentável a que "satisfaz as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades".
Para simplificar, e citando o dicionário Cambridge, é a energia produzida a partir de fontes renováveis.
Energia com impacto positivo
A energia renovável é gerada a partir de fontes como a luz do sol, o vento, a chuva, as marés e até do calor proveniente do centro da Terra. Comparada com fontes fósseis como o petróleo, o carvão e o gás natural, emite menos gases de efeito de estufa e tem menos impacto ambiental.
Atualmente, o setor da energia é o maior emissor individual de gases de efeito de estufa do mundo1. A solução? Passar a gerar 90% da eletricidade mundial a partir de fontes renováveis até 2050 2.
Esta transição para energia de fontes renováveis é mais sustentável para o planeta, aumenta a segurança e a independência energética de combustíveis fósseis importados — que são muitas vezes responsáveis pelas flutuações de preços no mercado.
Portugal destaca-se como um dos países na vanguarda na produção de energia renovável, ocupando a 7ª posição no ranking global3.
Em 2020, a EDP forneceu valores recorde de energia sustentável para clientes particulares e pequenos negócios, atingindo 65,5% de fontes renováveis no 3º trimestre.
A quantidade de produção é influenciada pelas condições climáticas do país, uma vez que grande parte da energia produzida é hídrica ou eólica. Em 2022, mesmo com a produção de energia nas barragens prejudicada pela seca, as energias limpas ainda contribuíram com 54% na geração de eletricidade4.
Devido à produção inconstante de renováveis, Portugal continua a importar eletricidade de fontes mais poluentes, como o carvão, que representou 16% do consumo total4 nesse ano.
Para acelerar o processo de transição energética além da EDP Renováveis, continuamos a apostar em projetos de inovação focados em energias limpas e sustentáveis, pelo bem do planeta.
Abra as portas de casa às renováveis
Para fazer parte da mudança, há três ações que pode pôr em prática e começar a transição para energias limpas e mais sustentáveis:
Com cerca de 2500 horas de sol por ano, Portugal é sem dúvida um país priveligiado na sua exposição solar.
A instalação de painéis fotovoltaicos permite gerir a sua própria produção e consumo de energia, economizando às famílias entre 20 e 25%6 na fatura da eletricidade. Além da poupança, esta solução já evitou a emissão de cerca de 40 mil toneladas de CO2.
Para fazer parte desta jornada solar, pode combinar painéis solares com uma bateria e reduzir o consumo de energia da rede em até 70%. Se não tem a opção de instalar painéis em casa, a EDP tem outras sugestões para si.
No Bairro Solar EDP, a energia é de todos. Um "vizinho" produtor disponibiliza o seu excedente de produção aos "vizinhos" aderentes, a uma tarifa reduzida.
Invista na instalação de painéis num parque solar noutro ponto do país e receba em troca uma tarifa reduzida no abastecimento da sua casa.
A EDP tem um tarifário verde que garante que toda a energia utilizada em casa é proveniente de fontes renováveis.
Ao aderir a este tarifário, está a reduzir ainda mais a sua pegada de carbono e a contribuir para a transição energética. Com um Plano de Energia Verde, a EDP adquire "Garantias de Origem" para certificar que a energia que consome é genuinamente verde. O custo das garantias é assumido por nós em nome do cliente.
- Para os novos clientes da EDP Comercial, o tarifário é automaticamente verde.
- Clientes atuais que ainda não tenham tarifário verde podem aderir com a subscrição de um pack EDP ou junto do Apoio ao Cliente.
Fontes
1 Resource Watch, Energy
2 IEA 2022, World Energy Outlook 2022
3 Enerdata 2022, Share of renewables in electricity production
4 REN DataHub 2022, Balanço Mensal Eletricidade
5 INE 2020, Inquérito ao Consumo de Energia no Sector Doméstico
6 ADENE 2016, Sistemas Solares Fotovoltaicos
7 EDP Business Summit 2022, Aderir à energia solar: o benefício é garantido e o planeta agradece