- Maior poupança
- Menor poupança
- Maior investimento
- Menor investimento
Instale painéis fotovoltaicos na sua moradia
Os painéis fotovoltaicos são uma opção sustentável que tira partido da energia solar para gerar eletricidade em casa. Se os combinar com uma bateria pode reduzir o consumo da rede em 70%.
Esquentador novo? Escolha opções mais eficientes
Se vai trocar o seu esquentador antigo, explore opções mais eficientes como a bomba de calor ou o termoacumulador que, apesar de serem mais caros, lhe permitem poupar mais na fatura.
Troque a sua caldeira por opções mais eficientes
Está a pensar em trocar a sua caldeira antiga? Descubra as melhores opções para tornar o seu sistema de água quente mais versátil, moderno e eficiente.
Alternativas eficientes ao termoacumulador
Ao trocar por alternativas mais eficientes como uma bomba de calor ou um termoacumulador híbrido, chega a poupar cerca de 70% nos seus consumos de energia em casa.
Troque o aquecedor elétrico pelo ar condicionado
Além de manter a casa confortável durante todo o ano, hoje em dia o AC chega a ser quatro vezes mais eficiente do que um aquecedor elétrico.
Tudo sobre como poupar no aquecimento da água
Pequenas mudanças de hábitos podem ter um grande impacto. Saiba tudo o que tem de pôr em prática para começar já a poupar água - e energia.
Troque o fogão a gás por uma placa de indução
Para abandonar o gás e tornar a sua casa 100% elétrica, comece por trocar o fogão tradicional por uma placa de indução. Além de mais eficiente, esta opção é também mais segura.
Melhore as janelas com vidros e caixilhos novos
Trocar as janelas antigas de vidro simples por novas, com caixilharia em PVC e vidro duplo, permite-lhe reduzir até 40% das perdas térmicas pelas janelas.
Isole a cobertura de casa e melhore o conforto
Cerca de 30% das perdas de calor em casa ocorrem pelas coberturas. Se esta situação lhe é familiar e costuma sentir frio dentro de casa, considere isolar a cobertura ou o teto.
Aplique um isolamento eficaz nas paredes
Invista no isolamento das paredes para que toda a família se sinta mais confortável em casa, seja qual for a época do ano.
Aprenda a poupar com os seus eletrodomésticos
Descubra dicas de boa utilização dos eletrodomésticos para implementar no seu dia-a-dia que lhe permitem, não só poupar na fatura de energia, como contribuir para um futuro mais sustentável.
Poupe com uma boa utilização do ar condicionado
O ar condicionado é dos equipamentos mais eficientes e versáteis para climatizar a sua casa. Ainda assim, pode poupar até 50€ ano só com uma boa utilização no seu dia-a-dia.
Ao trocar o frigorífico, opte por um de classe B
Se vai trocar de frigorífico, analise com atenção a etiqueta energética e escolha um modelo mais eficiente, com melhores consumos - de classe B ou superior - para poupar na fatura de energia.
Melhore o isolamento das janelas com calafetagem
Calafetar as janelas antigas pode melhorar o isolamento, selando todas as brechas e fissuras com material adequado. Pode reduzir em até 15% o consumo de energia com climatização.
Utilize o fogão ou placa de forma eficiente
Descubra os 4 hábitos que mais se traduzem em poupança na fatura energética anual. Altere as suas rotinas de forma simples e reduza os consumos energéticos sem investir em novos equipamentos.
Troque o forno elétrico antigo por um A+
A maioria dos fornos antigos têm classes energéticas baixas (C ou D) e são menos eficientes. Já os modelos mais recentes consomem menos energia e oferecem ainda funcionalidades úteis.
Poupe com uma boa utilização do frigorífico
Poupe com uma boa utilização do frigorífico
Troque o forno a gás por um forno elétrico A+
Abandonar o gás permite aumentar a segurança em casa e diminuir a pegada carbónica. Ao mesmo tempo reduz o consumo energético para perto de metade e melhora o controlo sobre os cozinhados.
Poupe com uma boa utilização do forno
Há pequenas mudanças que podem contribuir para baixar o consumo do forno enquanto está a cozinhar. Quanto mais antigo ou menos eficiente for o modelo, ou mais frequente a sua utilização, maior será a poupança.
Escolha eletrodomésticos mais eficientes
Se pondera comprar ou trocar algum dos seus eletrodomésticos, saiba que ao optar por um equipamento mais eficiente (mesmo que por vezes mais caro) pode conseguir uma poupança no consumo de energia.
Desligue os equipamentos elétricos em stand-by
Mesmo quando não estão a ser utilizados, os equipamentos que tem em casa consomem energia no modo stand-by. Ao desligar completamente estará a poupar na fatura.