Fraude telefónica

Recebeu uma comunicação em nome da EDP Comercial e deseja verificar a sua autenticidade?

Responda a algumas questões e perceba se está a ser vítima de fraude.

Conheça as práticas EDP e saiba como proteger os seus equipamentos eletrónicos aqui.

Este é o caso mais comum de tentativa de fraude registado, em que os clientes recebem um SMS com solicitação de pagamento de faturas em atraso, ou solicitação do pagamento da taxa de regularização da fatura com a ameaça de interrupção do fornecimento de energia.

As entidades mais utilizadas nestes SMS fraudulentos são: 21800, 45761, 12101 e 12167 que não correspondem às entidades utilizadas pela EDP, consulte as entidades de pagamento utilizadas pela EDP aqui.

A EDP tem também o registo de que estes SMS fraudulentos têm apresentado valores para pagamento que rondam os 18€ , no entanto na maioria dos casos reportados o valor varia entre os 115€ e 150€

Estas mensagens são enviadas de vários números com indicativos estrangeiros e portugueses e não pelo remetente EDP C.

Como posso perceber se estou perante uma fraude?

Confirme sempre as entidades dos dados bancários apresentados quando recebe este tipo de comunicações. Pode consultar as entidades bancárias utilizadas pela EDP aqui.

Verifique sempre o remetente do SMS, a EDP envia os seus SMS com o remetente EDP C.

Temos registo de casos em que os clientes receberam um SMS fraudulento com solicitação de pagamento de valores em dívida, por forma a evitar a interrupção do fornecimento de energia.

Como posso perceber se estou perante uma fraude?

A cobrança de valores em dívida, pode ser feita via SMS. No entanto, o cliente recebe um SMS com entidade bancária fidedigna e o SMS é enviado pelo remetente EDP C.

Tenha sempre em atenção as entidades bancárias apresentadas nos SMS que recebe, pode consultar as entidades bancárias utilizadas pela EDP aqui.

Os clientes receberam uma chamada telefónica fraudulenta a solicitar informações bancárias – IBAN e número de cartão de crédito para reembolso de valores.

Como posso perceber se estou perante uma fraude?

A EDP nunca contacta proactivamente os seus clientes para recolha de informações de dados bancários. Para reembolso de valores a EDP apenas necessita do seu IBAN, nunca solicitando informações relativas ao cartão de crédito.