Conheça aqui as medidas de segurança contra tentativas de fraude

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Perguntas frequentes

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    Na Área de cliente EDP pode gerir toda a sua relação com a EDP em qualquer altura e em qualquer lugar, com a máxima comodidade. A sua área de cliente agrega toda a informação relativa às suas casas e/ou negócios, ou ainda das casas ou negócios que se encontra a gerir.

    Caso tenha mais do que um contrato, a Área de cliente EDP, permite-lhe gerir a sua carteira de contratos de uma forma simples e rápida.

    Na área de cliente pode gerir toda a sua energia, num só lugar, onde e quando quiser. Assim, através da sua área de cliente pode:

    • Enviar leituras
    • Receber notificação na data ideal para enviar leitura, através da app EDP (para iOS, Android ou App Gallery)
    • Consultar as suas faturas e pagamentos
    • Fazer download de faturas e imprimir 2ª via
    • Efetuar novo contrato de energia
    • Acompanhar os seus consumos e comparar com consumos anteriores ou com clientes com contratos semelhantes
    • Alterar dados contratuais, como a potência ou a morada do envio da fatura
    • Aderir à fatura eletrónica ou alterar o e-mail associado à fatura eletrónica
    • Aderir ao débito direto ou alterar o IBAN
    • Efetuar pedidos de informação
    • Mudar de plano de energia
    • Efetuar envios de documentos: contrato assinado e comprovativo posse de local  

    Como posso enviar e consultar leituras?

    Para enviar as suas leituras ou visualizar a data e o valor da sua última leitura registada de eletricidade e/ou gás natural:

    • Selecione o contrato correspondente à leitura que deseja consultar ou enviar
    • Aceda a Leituras, onde é apresentada uma lista com todas as leituras associadas ao contrato
    • Após enviar a sua leitura iremos apresentar-lhe a previsão do valor da sua próxima fatura.   

    Se a leitura não for consistente com os seus padrões de consumo, receberá uma mensagem de alerta. Nesse caso, verifique se a leitura está correta e, se necessário, corrija e volte a enviar.

     

    Adicionalmente, pode enviar as suas leituras através do WhatsApp da EDP Comercial adicionando o número 911 955 282 e enviando uma mensagem de saudação. Pode também aceder ao WhatsApp clicando aqui.

    Como posso consultar faturas e pagamentos?

    Pode consultar as faturas de cada contrato com a EDP no mercado livre, através dos seguintes passos:

    • Selecione o contrato correspondente à fatura que deseja consultar
    • Aceda ao menu Faturas e na seção Histórico de Faturas é-lhe apresentada uma lista de faturas, podendo utilizar os filtros para procurar a fatura pretendida;

    Adicionalmente, pode consultar os valores a pagamento através do WhatsApp da EDP Comercial adicionando o número 911 955 282 e enviando uma mensagem de saudação. Pode também aceder ao WhatsApp clicando aqui.

    Como posso pedir nova referência de multibanco?

    Pode consultar a referência de multibanco do valor a pagar na sua área de cliente de uma forma rápida e simples. Para tal:

    • Selecione o contrato correspondente ao pagamento que deseja efetuar;
    • Aceda ao menu Faturas;
    • Selecione a opção Pagar já

    Se desejar, pode enviar por SMS para o contacto pretendido e levar a nova referência consigo até à caixa Multibanco mais próxima ou pagar através do seu homebanking.

    Como posso pedir uma 2ª via de fatura?

    Não é preciso pedir. Para ter uma 2ª via de fatura, basta aceder à sua área de cliente e descarregar a fatura desejada. Para tal, siga o processo de consulta de faturas (ver acima).

    Como posso aderir à fatura eletrónica?

    Para aderir à fatura eletrónica:

    • Selecione o contrato no qual pretende aderir à fatura eletrónica;
    • Clique em “Consulte e altere o local”;
    • Na secção Dados de pagamento e faturação e clique no campo Fatura;
    • Na secção Condições de Pagamento, clique em Alterar;
    • Escolha o método pretendido, e clique em "Avançar".

    Como posso aderir ao débito direto?

    O débito direto permite-lhe evitar preocupações e esquecimento na hora de pagar as suas faturas:

    • Faça login ou registe-se na área de cliente;
    • Caso tenha mais que um contrato ativo, selecione o contrato pretendido;
    • Clique em “Consulte e altere o local”;
    • Na secção “Pagamento e faturação”, clique em cima do método de pagamento atual;
    • Selecione alterar em “Condições de pagamento”;
    • Selecione a opção “Débito direto + Fatura Eletrónica” ou “Débito direto + Fatura papel”;
    • Insira o IBAN pretendido e selecione Alterar.

     A atualização será feita após o IBAN ser aprovado.

    Saiba mais sobre o Débito direto aqui.

     

    MB WAY

    Como pagar as faturas com MB Way?

    - Faça login ou registe-se na área de cliente;

    - Entre no menu “Pagamentos e Faturas”;

    - Selecione a opção “MB WAY”;

    - Introduza o número de telefone associado ao MB Way e clique em confirmar;

    - Aceda à aplicação MB WAY e autorize o pagamento.

     

    Saiba mais sobre o MB WAY aqui.

    Open banking

    Como pagar as faturas com Open Banking?

    • Siga o link na sua fatura eletrónica ou aceda à sua Área de cliente EDP;
    • Aceda a Pagamentos e faturas;
    • Selecione a opção "Open Banking”;
    • Adicione o seu banco e clique em "Pagar";
    • Irá abrir uma nova página para efetuar o pagamento no seu banco indicado, caso não a visualize por favor carregue no link “Clique aqui”;
    • Confirme os dados de pagamento e clique em "Aceitar";
    • Será reencaminhado para o homebanking da entidade bancária que selecionou onde deve autenticar-se e autorizar o pagamento.

    Saiba mais sobre o Open Banking aqui.

    Como posso ver/alterar as características dos contratos?

    Na Área de cliente EDP pode alterar a potência contratada, o IBAN, o número de telemóvel, o e-mail para envio de fatura eletrónica, a periodicidade da fatura e ainda a morada para envio de fatura, de forma cómoda, segura e sem custos.

    • Faça login ou registe-se na área de cliente;
    • Caso tenha mais que um contrato ativo, selecione o contrato pretendido;
    • Clique em “Consulte e altere o local”;
    • Clique na característica a alterar;
    • Escolha qual a nova característica e clique em "Alterar".

    Como posso ver ou comparar consumos?

    No separador Consumos, pode analisar os seus consumos de gás ou eletricidade e fazer download para uma folha de cálculo em Excel.

    • Selecione o contrato pretendido e aceda a Consumos
    • Selecione o ano para o qual pretende consultar os seus consumos reais. Os consumos apresentados resultam da diferença entre as várias leituras reais do período selecionado
    • Para exportar para Excel a lista dos seus consumos, clique em Exportar
    • Para ver os seus consumos apresentados em gráfico, clique em Ver gráfico

    Pode enviar os seguintes documentos, abrindo um Pedido de Apoio, e selecionando a opção "Envio de Documentos" e posteriormente:

    - contrato assinado

    - comprovativo de posse local

    Adicionalmente, pode enviar os seus documentos através do WhatsApp da EDP Comercial adicionando o número 911 955 282 e enviando uma mensagem de saudação. Pode também aceder ao WhatsApp clicando aqui.

    Se continuar com dúvidas sobre o funcionamento da área de cliente pode ligar para a linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional). Se preferir, pode também visitar uma das nossas lojas ou agentes.

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    Como posso registar-me na minha área de cliente?

    Para aceder à sua área de cliente em edp.pt, selecione “Iniciar sessão”, “Registar agora” e siga as instruções. Ao ativar o registo, poderá enviar leituras, consultar faturas e gerir contratos, bem como ter acesso a ofertas, passatempos e descontos extra.

    O que posso fazer na minha área de cliente?

    Na sua área de cliente, pode gerir toda a sua relação com a EDP Comercial de uma forma simples e rápida, onde e quando quiser. Para cada contrato, pode enviar leituras, consultar faturas, acompanhar consumos e alterar dados, entre outras coisas.

    Como posso alterar os meus dados de acesso à área de cliente?

    Pode alterar o seu email ou a sua password de acesso à área de cliente através do seu perfil. Para isso deve ter a sessão iniciada e clicar no ícone que se encontra no canto superior direito.