Certificações de Eficiência Energética
Conheça os serviços que temos para a sua empresa ou entidade
A certificação energética promove a eficiência energética em edifícios. Segundo o DL nº 188/2013, é obrigatória para edifícios de comércio e serviços, edifícios públicos (área superior a 250m2), edifícios transacionados e edifícios novos ou sujeitos a grandes intervenções.
Com a Certificação Energética da EDP, garante que a sua empresa cumpre com todos os requisitos legais enquanto poupa na sua fatura elétrica.
Sistemas de gestão dos consumos intensivos de energia
O SGCIE promove a eficiência energética e monotorização dos consumos em instalações industriais consumidoras Intensivas de Energia (CIE) e é regulado pelo DL nº 71/2008, sendo obrigatória para instalações industriais com consumos igual ou superior a 500 tep/ano.
A auditoria energética permite determinar quais as medidas de racionalização do uso de energia mais adequadas a cada instalação. Fornecerá um conjunto de informações úteis à otimização da gestão da energia, de uma forma rápida e eficaz, possibilitando assim detectar ineficiências e definir prioridades de intervenção.
Com a entrada em vigor do Decreto-Lei 68-A, passa a ser obrigatório às empresas não PME a realização de auditorias energéticas de 4 em 4 anos.
Verificamos se as instalações e equipamentos de gás estão a funcionar corretamente
Deve realizar uma inspeção de gás nas seguintes ocasiões:
• Novos contratos de gás, fugas de gás, conversão para gás natural, após alteração de tubagens ou substituição dos componentes da instalação.
• Mudança de comercializador ou alteração de titularidade do contrato de gás, exceto quando o cliente apresenta o certificado de inspeção válido e uma declaração em que atesta que não foram feitas alterações estruturantes à instalação de gás natural - Declaração de conformidade da instalação
As inspeções periódicas devem ser realizadas de:
• 5 em 5 anos: em instalações com mais de 10 anos;
• 3 em 3 anos: em instalações de gás na restauração, hotelaria, escolas, hospitais, estabelecimentos públicos ou particulares com capacidade superior a 250 pessoas.
Saiba qual a certificação mais indicada para os seus edifícios
Os dados pessoais aqui recolhidos serão tratados pela EDP Comercial nos termos definidos na política de privacidade, que poderá consultar
(âmbito do DL nº68/A)
Uma empresa que é constituída por edifícios de várias tipologias necessita dos 3 tipos de certificação:
(1) Não PME: Mais de 250 colaboradores e volume de negocio anual superior a 50.000.000 €