Já tomou a decisão de adotar a energia solar para a sua empresa? Conheça agora as diferenças entre energia solar térmica e fotovoltaica.
Um pouco por todo o país, e nos mais diversos setores e áreas de negócio, aumenta o interesse na energia solar, permitindo às organizações controlar muito melhor os gastos energéticos. De resto, Portugal, devido a um elevado número de horas de exposição solar, é um país que tem estado na liderança do consumo desta fonte de energia. Esta escolha, além disto, permite ajudar a cumprir os objetivos, comuns a todos, de atingir as metas europeias de descarbonização.
Estudos da Greenpeace apontam que a energia fotovoltaica deverá ser capaz de fornecer eletricidade a quase dois terços da população mundial já em 2040.
Quais as vantagens na utilização da energia solar no seu negócio?
As vantagens são muitas:
- Redução na fatura de energia - ao consumir a energia que a sua empresa produz, diminui o consumo de energia da rede e, consequentemente, poupa na fatura de eletricidade
- Autonomia - produz e consome a energia que a empresa necessita
- Possibilidade de monitorizar em tempo real a produção dos painéis solares e saber quanto está a poupar
- Acesso a incentivos do Estado à utilização de energias renováveis
- Recuperação do investimento a médio prazo
- Longa duração e forte resistência
- Utilização de uma energia renovável, não emitindo carbono ou outros resíduos químicos, contribuindo assim para a redução das emissões de CO2 e para as metas de descarbonização, entre outras que pode consultar aqui.
O que é energia solar fotovoltaica?
Descoberta em 1839 pelo francês Alexandre Edmond Becquerel, a primeira célula de energia fotovoltaica foi desenvolvida em 1883, por Charles Fritts. Estas células fotovoltaicas, cujos agrupamento compõem os painéis solares fotovoltaicos, são compostas por silício ou arseniato de gálio.
A energia solar fotovoltaica é produzida através de grupos de células fotovoltaicas montadas entre camadas de silício, que captam a radiação solar e transformam a luz (fotões) em energia elétrica (eletrões).
Chama-se fotovoltaico ao tipo de painel solar usado para produzir energia elétrica a partir da luz solar. É isso que o distingue de um painel solar térmico, cuja função é transformar energia solar em energia térmica, para aquecimento de águas, por exemplo. Mas para produzir eletricidade não chega o painel solar. Para que a eletricidade gerada seja aproveitada para os mais variados usos, um painel solar costuma ser acompanhado de um conversor de corrente contínua (DC) em corrente alternada (AC), de um gerador e de um quadro elétrico. A este conjunto chama-se sistema fotovoltaico.
Considera-se, hoje em dia, que a energia fotovoltaica tem um espectro de utilidades mais alargado, podendo ser, por isto, uma opção mais acertada.
O que é energia solar térmica?
A energia solar térmica consiste na transformação da irradiação solar direta em energia térmica e, consequentemente, em energia elétrica. As temperaturas alcançadas podem ser superiores a 1000°C.
Os painéis solares incorporam dutos em que um fluído (responsável pelo transporte da energia) é aquecido até um permutador de calor, armazenando assim a energia. Este tipo de energia renovável é aproveitado, sobretudo, para a aquecimento de água, seja para fins domésticos seja para fins industriais, e permite diminuir até 80% o consumo de energia em relação ao aquecimento da água.
Energia solar fotovoltaica e térmica: principais diferenças
Produção de energia
- A energia solar fotovoltaica é capaz de gerar eletricidade por meio da conversão direta da radiação do sol. Isto é possível graças às células ou módulos fotovoltaicos. Esta parte do sistema capta a irradiação solar, que é levada até ao inversor, responsável por fazer a conversão da corrente contínua em corrente alternada, pronta para ser utilizada
- A energia térmica recorre a um gerador para produção de eletricidade e tem uma forma de armazenamento pouco eficiente para meios industriais
- Para aquecer água, a energia fotovoltaica tem primeiro de gerar eletricidade.
- A energia solar térmica sofre um número maior de transformações de energia até ao resultado final
Espaço necessário
O painel solar fotovoltaico exige uma maior área de instalação, pois precisa de mais placas solares em relação ao sistema solar térmico, dependendo sempre do consumo energético da empresa.
Investimento
- Na energia fotovoltaica, a recuperação do investimento inicial é feita em menor tempo, enquanto que, na energia térmica, o tempo de retorno do investimento inicial é mais longo
- A energia fotovoltaica pode proporcionar uma poupança que pode ir até 25% nos gastos com energia elétrica de uma empresa
Manutenção
- A energia fotovoltaica tem custos operacionais mais baixos e reduzidas necessidades de manutenção (substituição de baterias)
- A energia térmica costuma ser associada a uma duração mais longa dos equipamentos
Utilidades
- A energia fotovoltaica tem um espectro de utilidades mais alargado, podendo intervir em todas as necessidades energéticas de imóveis comerciais, residenciais ou industriais
- A energia térmica é mais usada para o aquecimento de meios industriais pequenos ou residenciais
A energia solar é efetivamente uma das principais fontes de energia renovável com um maior potencial de crescimento. Quer saber quanto poderia a sua empresa poupar ao instalar energia solar? Faça aqui uma simulação e saiba quanto pode poupar com um sistema solar.